terça-feira, 30 de novembro de 2010

TIANGUÁ TEM NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

Aldy Nunes é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Tianguá.
Uma sessão solene marcou hoje as 10 horas da manhã a escolha da nova mesa diretora(exercício 2011-2012). O ex-prefeito do município e agora presidente da Câmara faz parte do grupo de vereadores de oposição.

A votação ficou por 5 votos a 0, por unanimidade, já que os vereadores da situação não compareceram. Assim ficou votado:
Presidente: Aldy Nunes
Vice-Presidente: Carlos Bevilaqua
1° Secratária: Valdene
2° Secretária: Hosana

Haroldo, Portela, Valfrido, Pierre Costa e Pedro Arnaldo não compareceram a câmara para votação.

FONTE: JORNAL IBIAPABA.

ALUNO DO CEJA DE TIANGUÁ FOI 1ª LUGAR NO V CONCURSO DA AFELCE

Lucas Mesquita do Nascimento, aluno da turma de Educação de Jovens e Adultos Presencial Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Ofélia Portela Moita, em Tianguá, foi classificado em 1º Lugar no V Concurso Literário da Afelce (Academia Cearense de Letras do Ceará) – Prêmio Professora Clara Lêda de Andrade Ferreira - Redação em Prosa com o Tema:”Belezas Naturais do Município”.

O concurso foi realizado em setembro e a premiação acontecerá em Fortaleza, em abril de 2011, onde haverá a entrega de troféus, medalhas e diplomas para os alunos e professores orientadores
FONTE:
http://portal.seduc.ce.gov.br/

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

HOSPITAL EM IPÚ FECHA AS PORTAS

Na tarde do último sábado (27) funcionários da Maternidade e Hospital Dr. Francisco de Araújo fixaram faixas de desabafos e avisos a população ipuense.
Muita gente olhava mais sem querer acreditar com que estava escrito nas faixas que eram afixadas na frente deste hospital que foi apelidado de "Hospital do Povão".
Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa, vice-prefeito e ex-secretário de saúde do município alega que a quatro meses os recursos não são repassados aos prestadores de serviços do S.U.S.
De acordo com o médico os recursos são federais e repassados a prefeitura municipal.
FONTE: http://sobraldeprima.blogspot.com

ESTRADA ENTRE COREAÚ E TIANGUÁ EM ESTÁGIO AVANÇADO

“Os trabalhos de construção do primeiro trecho da rodovia que liga Coreaú a Tianguá se encaminham para a reta final. A estrada será importante para impulsionar atividades socio-econômicas entre as duas cidades.

FONTES: ARAQUÉM NEWS, PUBLIMARKES & RM NO FOCO.

sábado, 27 de novembro de 2010

DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE O BLOG:

AGRADECEMOS AS MAIS DE 23.000 VISITAS, NOS QUASE 5 MESES DE EXISTÊNCIA DO BLOG!!!


AGORA QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO. DIGA O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DO BLOG!
FAÇA UM COMENTÁRIO ABAIXO. DEIXE SUAS CRÍTICAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES.

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!!!!

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA REALIZA CONGRESSO EM SÃO BENEDITO

Com o tema: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia”, começou nesta manhã de sábado o XIII Congresso Diocesano da RCC de Tianguá.

O Congresso deste ano está sendo realizado, pela 1ª vez, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande. Pela manhã houve duas palestras com o Missionário Rogério da Comunidade Boa Nova.
Caravanas de Tianguá, Ubajara, Camocim, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba, Croatá, Graça e muitos distritos estão participando deste Congresso, que encerrará amanhã (domingo).
FONTE: SANTUÁRIO DE FÁTIMA.ORG

TIANGUÁ E IBIAPINA ATINGE O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO SELO VERDE 2010

Os municípios de Tianguá e ibiapina, alcançaram na semana passada, o Índice de Sustentabilidade Ambiental que faz parte do Programa Selo Verde 2010. Os municípios responderam a três questionários, sendo eles de Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental.

O Programa Selo Verde 2010 – coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado – tem em sua lista 33 municípios cearenses que disputam o certificado. Criado em 2004, o selo tem o objetivo de incentivar os municípios a instituírem políticas e práticas voltadas à conservação e preservação do meio ambiente.
No total, este ano foram 139 municípios inscritos para adquirir o certificação, no entanto, apenas 110 conseguiram entregar os questionários. Deste total, 89 tiveram sua avaliação validada, mas apenas 33 foram aprovados para a próxima etapa.

A certificação do Selo Verde 2010 conta com três categorias, A, B e C. Porém, até o momento, nenhum município conseguiu ser premiado na categoria A.

Os municípios de ACARAÚ, APUIARÉS, BARREIRA, BEBERIBE, BELA CRUZ, CAMPOS SALES, CAUCAIA, CRATEÚS, CRATO, CROATÁ, CRUZ, FORTALEZA, GENERAL SAMPAIO, IBIAPINA, ICAPUÍ, ITAITINGA, ITAREMA, JARDIM, JUAZEIRO DO NORTE, LAVRAS DA MANGABEIRA, MARACANAÚ, MARANGUAPE, MASSAPÊ, MISSÃO VELHA, MORADA NOVA, NOVO ORIENTE, OCARA, PACATUBA, PACOTI, QUIXERAMOBIM, SOBRAL, TIANGUÁ e VÁRZEA ALEGRE estão sendo avaliados “in loco”, por técnicos do Programa.

Fonte: Blog Tiangua Ecológico

MORRE MENINO DE IPU QUE ESTAVA INTERNADO NO HOSPITAL COM SUSPEITA DE RAIVA HUMANA

Morreu, na noite de ontem, o menino de 11 anos que estava internado no Hospital São José, em Fortaleza, com suspeita de raiva humana.

Raiva: um inimigo invisível e próximo do homem.

Ele teria contraído a doença após ser mordido por um sagui, conhecido popularmente como “soim”. A criança, que teve a identidade preservada, é da cidade de Ipu, na Região da Ibiapaba.

A equipe médica do hospital disse que o caso ainda está sob suspeita. Ainda se espera o resultado de exame para confirmar a doença.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TIANGUÁ RECEBERÁ PROJETO ITINERANTE DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

Desde a última quarta-feira (17), a população cearense pode aprender um pouco mais sobre a Mata Atlântica com o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – Exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica.
O caminhão com as atrações visitará seis cidades cearenses para realizar diversas atividades gratuitas. Aracati, Fortaleza, Caucaia, Sobral, Tianguá e Juazeiro do Norte receberão a expedição.
O projeto traz ao Ceará atrações como palestras, oficinas, jogos educativos, análise da qualidade de água, exibições de filmes e de maquetes, exposições, entre outras. Pessoas de todas as idades podem participar, pois a equipe do projeto desenvolve ações que variam de acordo com o público presente, basta comparecer.
Na primeira semana, de 17 a 21 de novembro, o caminhão esteve estacionado na Praça Monsenhor Bruno (Praça dos Prazeres), em Aracati. De
24 até 28 de novembro e de 1º a 05 de dezembro, a comitiva estará em Fortaleza. Já de 08 a 12 de dezembro será a vez Caucaia receber a equipe da SOS Mata Atlântica.
Antes de terminar o itinerário cearense, haverá uma pequena parada devido ao final do ano. No início de janeiro de 2011, o projeto volta à atividade visitando a cidade de Sobral entre os dias 12 e 16 de janeiro. De Sobral, o caminhão parte rumo a Tianguá, onde estacionará de 19 a 23 de janeiro. Por fim, de 2 a 6 de fevereiro será a vez de Juazeiro do Norte poder contar com as atividades.
Antes de chegar ao Ceará, o caminhão viajou por mais de 60 cidades brasileiras em 16 estados. Agora, em seu segundo ciclo anual, percorre a região Nordeste. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar.
Em caso de dúvidas, agendamento de visitas monitoradas ou inscrição para participação voluntária, é preciso entrar em contato pelo email: itinerante@sosma.org.br ou telefone (11) 3055-7886. Mais informações pelo site http://www.sosma.org.br/


Fonte: http://tianguaecologico.blogspot.com

UBAJARA REALIZA FEIRA AGROPECUÁRIA

( foto meramente ilustrativa)
IV Expoagro de Ubajara inaugura parque de exposições.
A 4ª edição da Feira Agropecuária de Ubajara (EXPOAGRO) iniciou a sua programação de quatro dias em novo espaço, no Parque de Exposições de Ubajara. Além da exposição, acontecerá a II Feira da Agricultura Familiar, debates e palestras de técnicos, secretários de agricultura da Ibiapaba e outras lideranças.

Nos quatro dias da exposição, de 24 a 28 de novembro, a programação começa a partir das 8h30min, com a recepção de agropecuaristas da Serra da Ibiapaba e, à noite, encerra com shows de forró, chorinho e música popular, com exceção no domingo, que encerrará às 16h. Todos as apresentações são abertas ao público.

O grande destaque da exposição são os animais, os bovinos, caprinos, ovinos, em que são realizados os negócios pelas pessoas e empresas, que também utilizam os estandes para divulgar os seus produtos. Na parte gastronômica, há uma variedade de barracas vendendo comidas e bebidas, como também algumas especialidades da cozinha regional.

Uma das atrações de sábado à tarde é o Encontro de Cavaleiros da Ibiapaba, que acontecerá, segundo a programação oficial a partir das 15h.
FONTE: CORREIO IBIAPABA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"PROVA TIANGUÁ" FOI APLICADA NO DISTRITO DE ARAPÁ

Chegou a vez dos alunos do CEPON ( Centro Educacional Prof. Osvaldo Nogueira) mostrarem seus desempenhos. A prova Tianguá, que tem por objetivo avaliar a educação da rede municipal da cidade de Tianguá, foi aplicada ontem (24/11/2010), abrangendo os alunos do 4º, 5º e 8º anos do Ensino fundamental, a prova é constituída de questões objetivas de todas as disciplinas.
A avaliativa foi, segundo a direção, feita por um percentual alto de alunos. Todos os alunos regularmente matriculados na escola realizaram a prova. O diretor adjunto Francisco Herlando Rodrigues,disse que:
"As expectativas são as melhores. Com alunos bem preparados e um corpo de professores, também, bem preparado a escola espera que a nota seja alta". Ainda segundo a direção: "não existem meios mais reais de se medir a educação do município se não for pelas avaliativas externas (Espaece, Prova Brasil e Prova Tianguá). "
FONTE: Blog ARAPÁ ON LINE (Everton Nogueira)

IPÚ FOI PALCO DO 1º ENCONTRO DE MÚSICOS DO ESTADO DO CEARÁ

Ontem, quarta-feira (24/11) a cidade de Ipu foi palco do 1º Encontro de Músicos do Estado do Ceará (IPU-EMCE), realizado pela recém criada Associação de Cultural e Artes de Ipu (ACAI) com o intuito de promover os talentos de nossa terra para todo o estado.

Sem ajuda de nenhum orgão público e quase que desacreditados por muitos, os músicos Ivanildo Neves e Marcos Carvalho enfrentaram todos os obstáculos e realizaram um evento de música jamais visto na história de nosso município.

Com uma grande presença de público, que lotou a Praça de Iracema e uma variação enorme de estilos e gostos musicas. Puderam ouvir do Romantismo passando pelo Pop atravessando o Clássico, dançando com o Reggae e gritando com o Heavy Metal. Foi assim que marcou esse primeiro de muitos que viram pela frente do Encontro de Músicos do Estado do Ceará realizado em solo Ipuense.
Na oportunidade também foi gravado o 1º DVD solo da carreira desse que é considerado por muitos um grande músico da Terra de Iracema, Ivanildo Neves e com participação de convidados como o presidente da AFAI Gutto Pontes, o saxofonista Jorge Nobre, o baterista ipuense residente em São Paulo, Kelson Nunes, presença também dos Filhos do Maestro Lázaro, Beethoven e Lázaro Filho, do irmão do pianista Ivanir do Bandolim, finalizando com a voz do cantor Josenir Gabriel (Ninja) cantando uma composição de Marcílio Lima.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

SÃO BENEDITO COMEMORA 137 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O município de São Benedito comemora 137 anos de emancipação política nesta quinta-feira(25). A programação é diversificada, haverá shows, desfiles e o evento mais esperado, a 1ª feira da agricultura familiar de São Benedito 2010. Serão dois dias de festa.
O evento que será realizado na Praça dos Índios, que homenageia a nação tabajara, terá como objetivo dar oportunidade aos produtores e agricultores familiares de todo o município para comercializarem sua produção agrícola e outros produtos. Também será feita a escolha da rainha do município. Serão montados estandes para exposição dos produtos pelas associações, agricultores e demais produtores.
Para animar as duas noites da Festa dos 137 anos de Emancipação Política de São Benedito haverá grandes shows musicais no palco montado na Praça dos Índios: Forró Curtição, Ferro na Boneca, Panela Quente, Thiaguinho e Mala Mansa e os sanfoneiros Ítalo e Renno.
FONTE: CATEDRAL NOTÍCIAS

TURISMO: IBIAPABA SERÁ BENEFICIADA

O Ceará será o primeiro Estado do País a assinar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o contrato de financiamento do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional – Prodetur Nacional. A assinatura do empréstimo de US$ 150 milhões ocorrerá nesta quinta-feira (25), no Palácio Iracema. Durante a solenidade de assinatura, estarão presentes o governador Cid Gomes, o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e o representante do BID no Brasil, Fernando Camilo Flores. Ao montante do banco, somam-se US$ 100 milhões de contrapartida do Governo cearense para a operação.
De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o investimento será destinado à qualificação dos destinos turísticos do Estado, especialmente na infraestrutura urbana, como saneamento básico. Além disso, também , serão priorizadas obras de urbanismo, com a construção e recuperação de vias e acessos urbanos. Os municípios beneficiados no Prodetur Nacional serão os polos da Chapada da Ibiapaba, do Litoral Leste e do Maciço de Baturité.

FONTE: Blog SOBRAL DE PRIMA

CRIANÇA DE IPÚ COM SUSPEITA DE RAIVA HUMANA

Um menino de 11 anos da cidade de Ipu, está internado no Hospital São José, em Fortaleza, com suspeita de raiva humana. Ele teria contraído a doença após ser mordido por um sagui, conhecido popularmente como “soim”. A criança, que teve a identidade preservada, é da cidade de Ipu, na Região da Ibiapaba.

Segundo a diretora geral interina do hospital, Marly Beserra, o garoto ipuense foi internado na Santa Casa de Misericórdia, em Sobral e, em seguida, encaminhado a Fortaleza. A médica ressaltou que o paciente está em estado muito grave e já chegou ao hospital entubado.

O caso ainda está sob suspeita e ainda se espera o resultado de exame para confirmar a doença.


Informações: Jangadeiro On Line e Ipú Notícias

JUSTIÇA ACEITA RECURSO DOS CORREIOS E LIBERA CONCURSO

Segundo informações publicadas ontem (24/11) pelo portal G1.a Justiça Federal em Brasília manteve o contrato com a Fundação Cesgranrio para a realização do concurso para 6.565 vagas em todo o país.

Uma liminar havia suspendido o processo seletivo, e a prova teria sido adiada no último dia 12 de Novembro.No total foram 1.064.209 pessoas inscritas para a seleção .Este foi o concurso que teve mais candidatos neste em 2010, superando inclusive o do IBGE, que ofertou 192 mil vagas de recenseador,e que teve 1.051.582 inscrições.
A decisão de manter o concurso foi tomada no último dia 19.11 pelo desembargador federal Fagundes de Deus . Ainda segundo a assessoria dos Correios, que foi procurada pelo Portal G1, diz que a empresa está definindo as ações que devem ser feitas em função da decisão, como marcar a nova data para a prova e devolver o dinheiro para quem não quiser mais participar do concurso.
FONTE: G1

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estudantes do Distrito de Arapá produzem um filme curta-metragem.

Não é de hoje que a Escola Tancredo Nunes do Distrito de Arapá (Tianguá) consegue quebrar o modelo rotineiro de apresentação de trabalhos científicos ( que é a modalidade de ensino da escola). Dessa vez foram as alunas do 1° ano "G".

A produção do Curta-metragem: " A verdadeira realidade" foi ideia central das alunas Evania e Ernestina. Elas queriam apresentar um seminário de maneira diferente. O filme conta a história de uma adolescente (Carol - interpretada por Ernestina) que engravida e ao mesmo tempo contrai uma DST.
Embora a gravação seja "caseira", sem o uso de materiais profissionais, o filme tem uma continuidade legal e contou com a ajuda de até de não-alunos da sala de aula.
O curta-metragem pode ser adquirido com as alunas que produziram o filme.
Elenco do Filme:
Ernestina, Evania, Francisca Lima, Luciane, Antonia Alves, Maria Edvirgens e Francisco José, que mesmo não sendo aluno da turma aceitou o convite de participar do filme.

FONTE: Blog ARAPÁ ON LINE

Parabéns as Alunas idealizadoras do projeto e a todos que participaram do Filme!!!!

INEP INFORMA: Novo Enem será aplicado no dia 15 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça-feira (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, a quarta-feira, 15, foi escolhida para evitar coincidência com datas de vestibulares. Mesmo assim, o exame ocorrerá em dia de provas, por exemplo, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período de 14 a 17 de dezembro, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de 12 a 15 de dezembro.

Segundo o texto da nota do Inep, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição.
As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.
O Inep informa ainda que esses alunos serão comunicados por e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.
Leia a íntegra da nota do Inep:
"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas.
Informa ainda que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.
O INEP informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms, e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar.
Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
As normas de segurança do edital do ENEM-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do INEP) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta."
Fonte: Portal G1

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ADOLESCENTES DE 12 E 16 ANOS SÃO APREENDIDOS COM ARMAS E DROGAS EM UBAJARA

Dois menores, de 12 e 16 anos de idade, foram apreendidos nesta segunda-feira (22) pelas Polícias Militar e Civil do município de Ubajara, com armas, drogas e dinheiro. O mais novo foi identificado pelas iniciais F.G.B., e o comparsa como W.G.L..

Com eles os policiais encontraram dois revólveres calibre 38, 10 cartuchos intactos, 115 gramas de maconha, dois celulares e a quantia de R$ 96 em espécie. As características apontam para tráfico de drogas. Eles foram levados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

FONTE: CEARÁ AGORA

4 DETENTOS FOGEM DA CADEIA PÚBLICA DE IBIAPINA NESTA MADRUGADA

Quatro homens fugiram, na madrugada desta terça-feira (23), da Cadeia Pública do município de Ibiapina. O agente penitenciário Valber percebeu a ausência dos detentos por volta das 6h30.

Ismael Carlos de Sousa, Lucivaldo de Lima, Hermando Rodrigues Lima e Leonardo Galdino da Silva não foram encontrados na cela. Eles fizeram um buraco na parede que dá acesso à rua e fugiram sem serem percebidos.

Viaturas da 2ª Companhia do 3ª Batalhão de Polícia Militar realizam diligências para localizar e recapturar os detentos. Até o momento, ninguém foi localizado.

FONTE: CEARÁ AGORA

Acusado de furtar 32 armas é baleado e preso em São Benedito

Um homem, acusado de furtar 32 armas do Fórum de São Benedito, na foi preso por policiais militares neste final de semana. O ipuense Mikael Marques Medeiros, conhecido como "Mikael Peixoto", de 29 anos, foi detido no último sábado (20), quando trafegava em uma motocicleta roubada. Durante a abordagem policial, o suspeito tentou fugir e foi atingido nas nádegas.

Ele foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Sobral e permaneceu sob escolta. Em seguida, a Polícia tomou conhecimento de um mandado de prisão contra o acusado. Micael Peixoto seria um dos envolvidos no furto de 32 armas ocorrido em julho deste ano.

FONTE: CEARÁ AGORA

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ACIDENTE DE TRÂNSITO MATA DUAS PESSOAS EM SÃO BENEDITO

Um grave acidente fez duas vítimas fatais no município de São Benedito, na Região da Ibiapaba, na noite deste domingo (21), por volta das 20h. Um veículo Celta vermelho capotou na CE-323, na localidade de Inhuçu, já na divisa com o município de Carnaubal.

Dos 4 jovens, três foram arremessados para fora do carro: Jarbas Marques Rodrigues, de 21 anos, morreu na hora, Giliarde Ferreira da Silva, de 20, morreu eletrocutado, ambos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral. e o terceiro arremessado foi Alisson Rodrigues dos Santos, 17,que escapou com vida e foi encaminhado para a UTI.

Rafael Carvalho Silvano de 18 anos, que ficou preso no carro, foi resgatado com vida, fraturando as duas pernas. Mas já está fora de perigo.

Fonte: www.cearaagora.com.br

JOVEM DE RERIUTABA MORRE EM ACIDENTE ENTRE TIANGUÁ E UBAJARA

O acidente aconteceu por volta das 10 horas da noite deste Domingo(21/11), na CE-187, entre as cidades de Tianguá e Ubajara. Segundo informações, a jovem Mirla Passos Lopes(17 anos), estava com o namorado e o pai dele, quando o motorista perdeu o controle e a hilux prata que os três estavam capotou. Até então não havia nenhuma vítima grave.
A moça para pedir ajuda saiu do carro e ao chegar na písta ao tentar pegar o celular que havia caido, foi atropelada por outro automóvel (ainda não nos informaram qual o carro) tendo morte instantanea. A jovem era de Reriutaba e filha de uma pessoa bastante conhecida na cidade, a proprietária do "salão Suzy Cabeleireira" e do Sr. Pedro Lopes. O corpo foi levado ao IML de Sobral e liberado, foi velado na Igreja Nossa Senhora Ducarmo e em seguida sepultado no cemitério da cidade.

Fonte: Reriutaba Notícias

CARRETA DE BANDA TIANGUAENSE ATROPELA UMA JOVEM NO PIAUÍ

Carreta da banda Explosão do Som atropela e mata jovem em Madeiro, no Piauí.

Por volta de 15 horas deste sábado (20/11), no Povoado Chapada do Pinto, município de Madeiro, uma jovem de nome Luzia, de 23 anos de idade, foi atropelada pela carreta que transportava a banda de música “Explosão do Som”, de Tianguá-CE.

O corpo da moça foi levado para Luzilândia e Segundo informações de populares e de familiares, a banda de música iria animar aquele tradicional evento logo mais a noite naquela localidade, a FESTA DA MANGA, organizada pelo vereador Brito, de Joca Marques, mas quando o caminhão da banda chegava ao povoado, a jovem que sofria de epilepsia, teria tido uma crise exatamente no momento que o veículo passava e caiu com a cabeça sob os pneus trazeiros do mesmo.

A tragédia abalou Madeiro e região. O velório aconteceu a cerca de 200 metros do local onde aconteceria o evento, no Povoado Chapada do Pinto. Os músicos estão em estado de choque. Psicologicamente arrasados, não realizaram o show e retornaram Tianguá.

As informações sobre a idade e nome da moça foram fornecidas pelo próprio pai que acompanha o corpo e diz que deseja que ela seja seputada hoje, domingo (21).
fonte: www.meionorte.com
veja as Fotos em : http://www.luzilandiaonline.com.br/noticia.php?id=6748 .

domingo, 21 de novembro de 2010

TIANGUÁ ESTÁ NO ROTEIRO DO "FÉRIAS NO CEARÁ 2011"

O Governador Cid Gomes utilizou o twitter, para informar preliminarmente as atrações e calendários de shows do Projeto Férias no Ceará para 2011.
O Governador confirmou, para o dia 15 de Janeiro, Jorge Vercillo em Jeri. As demais atrações e datas são as seguintes: Kid Abelha (08/01); Fagner (22/01), Paralamas do Sucesso (30/01), Jota Quest (05/02) e Skank (05/02). Com exceção de Jorge Vercíllo, todos também farão apresentação no Parque do Cocó.
O Férias no Ceará 2011 estará em Sobral, Camocim, Jeri, Limoeiro do Norte, Iguatu, Canoa Quebrada, Juazeiro, Itapipoca, Tianguá, Quixadá, Crateús, Maracanaú, Tauá, Caucaia e Quixeramobim.
FONTE:
blog SOBRAL DE PRIMA

PROVA DO ENADE APLICADA EM TIANGUÁ TEVE ALTO ÍNDICE DE ABSTENÇÃO

O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Por que Fazer o ENADE?
O ENADE é componente curricular obrigatório nos cursos de graduação conforme determina a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, Art. 5º, §5º, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular do estudante em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação (Relatório de Estudantes em Situação Regular Junto ao ENADE) ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação (Portaria).

A participação no ENADE é também condição indispensável para que o estudante possa participar do ato de colação de grau e obter seu diploma de conclusão do curso.

As provas do ENADE em Tianguá foram realizadas na Escola Monsenhor Aguiar às 12:00 deste domingo com um alto Índice de abstenção. Dos 26 alunos convocados para a prova, apenas 7 compareceram.

FONTES: UNOPARVIRTUAL & INEP

sábado, 20 de novembro de 2010

LUAU NO SÍTIO DO BOSCO EM TIANGUÁ

Último Luau de 2010!
O Sítio do Bosco em Tianguá (Serra da Ibiapaba) realiza hoje sábado (20) o último Luau de 2010.
Com uma paisagem privilegiada todos o Luau será embalado de muita MPB e Pop Rock com Sula Mara e Banda

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

FONTE: WIKIPEDIA.ORG

90 alunos assistem a aulas de cursos de extensão em Tianguá

No último dia 09 de novembro, iniciaram as aulas de dois cursos de extensão ofertados pelo campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no município de Tianguá. O curso de Planilha Eletrônica apresenta duas turmas com 25 alunos que assistem às aulas às terças e quartas no turno da tarde. O curso de Montagem e Manutenção de Computadores, por sua vez, possui duas turmas com 20 alunos, e as aulas acontecem às terças e quintas à tarde e à noite.

Os alunos foram selecionados por meio de prova objetiva com questões de Informática Básica. O curso, que é gratuito, apresenta em média dois meses de duração. A previsão é que novos alunos sejam selecionados em janeiro do ano que vem. O curso de Planilha Eletrônica é ministrado pelo prof. Antônio Arley Rodrigues da Silva, e o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, pelo prof. Vinicius Fontenele Figueira Rodrigues, ambos da área de Informática do campus avançado de Tianguá. Os cursos, resultado de projetos de extensão dos docentes, são direcionados a alunos da sede e abertos ao público externo.

O Curso é dinâmico e direto, pois o conteúdo visto é colocado em prática logo em seguida. Conforme o prof. Arley, optou-se por cursos curtos e intensivos. “Isso faz com que haja uma pequena incidência de desistências, incentivando os alunos a comparecerem às aulas e disseminarem o conhecimento adquirido a amigos, parentes e familiares que sentem dificuldades em utilizar o computador”, afirmou.

A previsão é que no próximo semestre sejam ofertados mais cursos com outra abrangência, fazendo com que os alunos continuem seu aperfeiçoamento. Ao final das capacitações, os cursistas receberão certificado de extensão com 60 horas/aula emitidos pelo campus do IFCE em Tianguá. Maiores informações podem ser esclarecidas pelo telefone do campus: (88)3671.2299.
FONTE: JORNAL IBIAPABA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COMEÇA EM TIANGUÁ A 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa teve início no município de Tianguá, região da Ibiapaba. A campanha acontece até o próximo dia 30 de novembro.

De acordo com a lei, os agricultores que não vacinarem seu rebanho estarão propícios a pagarem uma multa por cada cabeça de gado não vacinada. Além disso, alguns serviços como Crédito Rural, Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia Safra, ficarão restritos.

Os criadores deverão se dirigir a uma Agência da Adagri no município, ou em Ipu.
Fonte:www.cearaagora.com.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TERMINAM HOJE AS PROVAS DO SPAECE 2010 EM TODO CEARÁ

Cerca de 365 mil alunos das 642 escolas da rede estadual participaram desde o dia 16, até hoje quinta-feira, 18, das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2010. Serão avaliados alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e de subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado. O SPAECE 2010 avaliará também, no período de 6 a 9 de dezembro, estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais dos 184 municípios do Ceará, além das turmas do EJA do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) das escolas estaduais. O SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Em Tianguá participou as escolas publicas, LICEU, TANCREDO NUNES & MONSENHOR AGUIAR. A novidade é que pela primeira vez o CEJA OFÉLIA PORTELA também foi avaliado, pois a avaliação do ensino de jovens e adultos está sendo avaliado em caráter experimental.

FONTE: BARROQUINHA NOTÍCIAS E CREDE 5

Tumulto e gritarias marcam votação para presidência da Câmara de Ipu

Depois de terem abandonado a sessão os vereadores da Oposição formada pelos vereadores, Efigênia, Arlete, Fábio Borges de Alberto, montaram um palanque improvisado em frente à Câmara e discursou para uma multidão.

A Votação para a nova presidência da Câmara Municipal de Ipu para o Biênio 2011/2012 foi marcada com tumulto e principio de briga entre os vereadores em pleno plenário.

Estavam concorrendo ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Ipu as vereadoras: Carmem Pinto (PRB) - Situação e Efigênia Mororó (PRB) - Oposição.

A sessão foi aberta às 10h pontualmente pelo atual presidente Vereador Nilson Rufino com as presenças dos nove vereadores, tendo duas atuais suplências; O Vereador Nonato Martins que está assumindo uma secretaria e o vereador Manoel Palácios que chegou a ser chamado para assumir a cadeira e não compareceu com isso o vereador Chagas Peres assumiu a suplência.

Motivo esse que causou já reclamação da vereadora que tentava pleitear o cargo de presidência Efigênia Mororó, a vereadora tentou usar da palavra mais foi impedida pelo presidente da Câmara que não concedeu o microfone a colega.

Com isso os vereadores da oposição se recusarão a continuar na sessão abandonando assim o plenário, o presidente percebendo a situação foi aconselhado pelos seus advogados a continuar, pois havia um número de 50% mais um para legitimar a votação.

Em seguida a vereadora Carmem Pinto apresentou sua chapa composta por ela presidente, Nilson Rufino, vice-presidente e Ivo Sousa, 1º Secretário e Chagas Peres, 2º Secretário, que foi aceita pelos cinco vereadores da situação tendo um resultado final de cinco votos contra quatro abstinências.

Depois de terem abandonado a sessão os vereadores da Oposição formado pelos vereadores, Efigênia, Arlete, Fábio Borges de Alberto, montaram um palanque improvisado em frente a Câmara e discursou para uma multidão que acompanhava a votação logo em seguida saiu em carreata pelas ruas.

A Candidata derrotada Efogênia Mororó prometeu que vai protocolado uma ação na justiça anulando a votação de ontem.
FONTE: IPU NOTÍCIAS

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rally Parnacorreia é encerrado em Viçosa com confraternização

Uma prova de 2h40 para os carros 4×4, moto e quadriciclo. Assim foi o último dia de competição do 8º Rally Parnacorreia, entre Camocim e Viçosa, no Ceará, nesta segunda-feira (15). De Camocim, litoral do Ceará, os competidores fizeram um deslocamento de 20 Km até o município de Granja, onde largaram oficialmente, pela manhã. A prova foi encerrada na Igreja do Céu, ponto turístico da cidade, centro importante de produção de frutas, como jaca, manga e banana.
O início da etapa – mais light que a primeira, que teve mais de 7 horas de disputas -, foi marcada por alguns laços, trechos para dificultar a navegação. Para começar, os primeiros quilômetros eram em piçarra, estradas carroçáveis primárias e secundárias até Pitibu, distrito de Granja. O trecho mais interessante, sem dúvida, foi a subida da Serra da Ibiapaba até Viçosa, pela antiga estrada de calçamento, um visual belíssimo de mais de 700 m de altitude, subida feita em um percurso de 36 Km de belíssimas paisagens e ar puro. Os carros tiveram que usar tração 4×4 para conseguirem transpor o trecho.

Próximo do fim da prova, na localidade Tope, mais teste de navegação para os 39 pilotos das moto. Um trecho batizado pela organização como a descida da morte, onde houve pelo menos três derrapagens logo no início. “Nenhuma queda grave e a prova transcorreu naturalmente”, disse o diretor das motos, piloto e empresário Fred Oliveira. Carros e quadriciclos continuaram a prova até a Igreja do Céu.


Após a apuração, que conta com tecnologia de ponta, por GPS, o resultado saiu em 2h30 após a chegada na Igreja do Céu. Muita vibração após a divulgação.

FONTE: http://camocim-noticia.blogspot.com/

UVA RECEBERÁ MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS PARA INFRAESTRUTURA

Dos R$ 60 milhões da FINEP(Financiadora de Estudos e Projetos) destinados para infraestrutura de universidades estaduais e municipais que será divulgado nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, em Fortaleza, durante Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) será contemplada com o valor de R$ 1.830.369,00 para infraestrutura de pesquisa.
O Governo do Estado entrará com 50% de contrapartida destes investimentos.

Fonte:sobraldeprima.blogspot.com

HOMEM É PRESO APÓS TENTAR SUBORNAR POLICIAIS EM TIANGUÁ

Na região da Serra Grande, em Tianguá, policiais do Ronda do Quarteirão prenderam um homem acusado de tentativa de suborno.

De acordo com os PMs, José Oliveira da Costa Filho havia sido abordado devido a excesso de velocidade. No entanto, ao ser surpreendido, ele tentou subornar os policias para que eles o liberasse. Diante da negativa, o fato resultou na voz de prisão do acusado.


Os policiais encaminharam José Oliveira da Costa Filho para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram lavrados os devidos procedimentos.

Fonte: www.cearaagora.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

OUTRA QUADRA EM UBAJARA AMEAÇA DESABAR

Depois de uma quadra ter desabado em Ubajara no mês passado, uma outra quadra agora ameaça desabar. No Bairro Sebastião Gomes Parente, a quadra viabilizada com a mesma construtora que construiu a quadra que desabou, não está interditada. As crianças brincam normalmente sob um teto que começou a dar indícios de desabamento por conta do barulho na parte metálica, que range conforme o vento.
Os destroços da quadra esportiva da Escola Luis Ribeiro que desabou no dia 11 de outubro ainda não foram removidos do local.
FONTE: FOLHA UBAJARENSE (Monique gomes)

FOCO DE INCÊNDIO EM SÃO BENEDITO.

Um novo foco de incêndio foi registrado na Ibiapaba, dia 09 de novembro, nas proximidades de São Benedito. No início de outubro, um incêndio devastou 1.026 hectares de terra no município de Ibiapina. Foram 9 dias de intenso trabalho dos brigadistas do Parque Nacional, que tiveram o apoio da equipe do Ipu e Frecheirinha.
FONTE: FOLHA UBAJARENSE

sábado, 13 de novembro de 2010

LITORAL "INVADE" CIDADE SERRANA

Quem decidir subir a serra em busca de belezas naturais, chopp e muito samba de primeira linha, com certeza a opção é Viçosa do Ceará. Teve início ontem o Festival Nacional de Samba e Chopp, evento que coloca a cidade como capital nacional do samba neste final de semana. Cidade de belas paisagens e clima ameno acolhedor, esta terra abençoada está sendo palco, neste fim de semana, do Festival Viçosa Samba Chopp, o primeiro nacional do gênero da Ibiapaba. O idealizador do projeto, Fernando Elpídio, garante que 80% da programação é gratuita. Os principais shows estão acontecendo no complexo turístico da Igreja do Céu. Além das inúmeras atividades envolvendo o samba, como uma oficina de percussão ao ar livre, a noite promete fortes emoções com o desfile das candidatas à Rainha do Viçosa Samba Chopp. O festival, que homenageia os 100 anos de Adoniran Barbosa, apresenta como a grande atração deste sábado (13), o Grupo Demônios da Garoa, no palco da Igreja do Céu. O ingresso para um dia de evento custa R$ 23,00. 80% do Samba Chopp é gratuito. Não há mais hospedagem disponível na cidade, além disso, várias cidades da Serra também estão com 100% de ocupação em sua rede hoteleira. Só como exemplo, o Sítio do Bosco, localizado em Tianguá, distante 30km de Viçosa, esgotou a sua capacidade de hospedagem para aqueles que não levam barracas e preferem alugar no local. Ainda existe, pelo menos até ontem, vagas para os que levam a sua e querem somente o espaço.

Fonte:www.camocimonline.com