terça-feira, 31 de maio de 2011

DIA MUNDIAL SEM TABACO: CIGARRO PODE MATAR 8 MILHÕES ATÉ 2030

O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

Fonte: Agência Brasil

IPU: COROAÇÃO DO GRUPO PORTA DO CÉU

Dia último domingo, 29, aconteceu a coroação do grupo Porta do Céu, que tem por objetivo rezar o terço com as famílias. Nesse ano o terço foi contemplado pelas turmas de Crisma I e II, Eucaristia, Iniciação e Grupo de jovens as mães presentes.

Após a coroação teve uma homenagem par as mães dos centro catequético, com a música Nossa Senhora do Roberto Carlos na voz da cantora Ipuense , Fatima Melo, com sorteio de brindes para as mães, em seguida teve os parabéns para as mães acompanhado de uma lembrancinha.Teve a participação do cenáculo da ministra Iraneide, com danças feitas pelo grupo de jovens das Pedrinhas que é coordenado pela Maria das Dores, ( Dorinha) do grupo de Jovens Porta do céu.

Fonte: Catedral Portal de Notícias

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ADOLESCENTE DE 15 ANOS É ACUSADO DE MATAR HOMEM A FACADAS EM TIANGUÁ

Um homem foi assassinado a faca por um adolescente de 15 anos na manhã do domingo, 29, em Tianguá. O acusado alegou que a vítima teria tentado forçá-lo a ter relações sexuais. Expedito Vieira de Araújo, de 58 anos, foi morto com três perfurações no corpo; duas no pescoço e uma na cabeça.
FONTE: O POVO ON LINE

PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO PARA A IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL NA IBIAPABA

A população da Ibiapaba necessita de uma Universidade Federal, pois os estudantes que concluem o ensino médio e buscam um curso superior precisam deslocar-se até a cidade de Sobral (distante cerca de 2 horas) ou quando podem pagam um curso particular, em regime especial.

Portanto é urgente a implantação de uma Universidade Federal que atenda a demanda e os anseios da população da Ibiapaba.


Precisamos contar com a participação de todos, para que juntos possamos contribuir com o projeto ibiapabano de desenvolvimento, que transformará a nossa serra em um espaço mais justo e mais digno para todos.


Participe! Se ligue nessa idéia!

Assine e divulgue!

Link para o Abaixo-assinado:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N10410

JOVEM IBIAPINENSE É CONVIDADO POR TV ALEMÃ PARA DEBATER QUESTÃO AMBIENTAL

O estudante Iranildo de Sousa Ferreira continua orgulhando o povo Ibiapinense. Depois de receber o título de Embaixador Ambiental, agora participará de série de TV alemã para discutir novos rumos da política ambiental e representar o Brasil nas discussões relacionadas ao clima.

Iranildo recebeu convite para participar por tempo indeterminado da série e do blog Global Ideas da Deutsche Welle TV alemã. Além de representar o país em ações que discutem o poder socioambiental como forma de transformações futuras. O estudante terá a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em projetos apresentados anteriormente, em que priorizou o bom uso dos recursos humanos na relação homem e meio ambiente.

O convite partiu após ter se destacado por sua atuação em nosso município em estudos relacionados à adaptação ás mudanças climáticas e fará parte de um seleto grupo de estudiosos climáticos preocupados em debater o futuro da humanidade no que diz respeito à Educação Ambiental e seus principais problemas.

Saiba Mais

Iranildo de Sousa Ferreira, natural de Ibiapina, tem 16 anos e se destacou após idealizar o Programa Preservando para o Futuro, que tem como principal objetivo organizar ações no combate a degradação ambiental e trabalhar na conscientização do homem em relação à natureza.

Em 2008 participou do processo de organização da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio Meio Ambiente, e hoje tem a grande oportunidade de trabalhar junto ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Com informações do site P.M.I

SÃO BENEDITO SE DESPEDE DO ESTADUAL COM DERROTA

O time de São Benedito, representante da Serra da Ibiapaba no Campeonato Cearense da 2ª divisão, encerrou a sua participação no certame com uma derrota para o Arsenal pelo placar de 4 a 0. Com resultado a equipe ibiapabana terminou na 7ª colocação com 28 pontos ganhos e não venceu uma partida fora de seus domínios.

O Trairiense e o Crateús conseguiram as duas vagas para disputar a 1ª divisão em 2012, enquanto que o Caucaia e Tauá foram os dois times rebaixados para a 3ª divisão. Confira abaixo a classificação completa.

O Trairiense e o Crateús conseguiram as duas vagas para disputar a 1ª divisão em 2012, enquanto que o Caucaia e Tauá foram os dois times rebaixados para a 3ª divisão.

domingo, 29 de maio de 2011

MUNICÍPIOS JÁ PODEM ENVIAR DADOS DO CENSO ESCOLAR 2011

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Como a data de referência do Censo é a última quarta-feira do mês de maio, os alunos matriculados e com frequência regular até o dia 25 devem ser cadastrados no Censo Escolar 2011.

Caso os dados não sejam informados, os Municípios poderão ser prejudicados, ficando inclusive sem receber recursos dos programas federais, dificultando os investimentos e a manutenção do ensino público.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é importante que os gestores municipais acompanhem o preenchimento do Censo Escolar, pois, além das informações serem utilizadas para realizar um diagnóstico da Educação, os dados servem como referência para a formulação de políticas educacionais.



Fonte: Ceará Agora

sábado, 28 de maio de 2011

ENEM 2011: 1,8 MILHÃO DE PESSOAS JÁ SE INSCREVERAM

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passa de 1,8 milhões, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O órgão espera que o total de participantes da edição deste ano chegue a 6 milhões. As inscrições seguem abertas até 10 de junho, exclusivamente pela internet.

Até as 18h de hoje (27), São Paulo lidera em número de inscritos, com 316 mil, depois vem Minas Gerais (196 mil), Rio de Janeiro (139 mil) e Bahia (137 mil). As inscrições começaram na segunda-feira (23). As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE DA IBIAPABA SERÁ DISCUTIDO NO IV CONGRESSO DA JUVENTUDE EM TIANGUÁ

O interesse em criar uma universidade federal na Serra da Ibiapaba é grande e, de maneira geral, os estudantes devem ser os principais interessados em que isso aconteça. E toda manifestação em favor dessa causa deve somar para região.


Com esse intuito também, nos dias 27 e 28 de maio, em Tianguá, acontecerá a 4ª edição do Congresso da Juventude, que esse ano terá como pano de fundo a criação da Universidade Federal da Ibiapaba, que é uma luta de muitas pessoas, políticos, entidades, como o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (CONDERI), que desde o ano 2000, levanta essa bandeira em prol dos estudantes da Ibiapaba.

No sábado, 23 de maio, houve uma manifestação em favor da universidade no Centro de Tianguá, em que vários estudantes realizaram a panfletagem e colocaram adesivos nos carros, com o objetivo de mobilizar os transeuntes na região central da cidade.

Além da discussão sobre a implantação da universidade, o congresso terá em seus dois dias a realização de oficinas, palestras, mostra cultural e alguns shows, que contará também com a participação de integrantes do CONDERI, políticos, representantes sindicais e da juventude tianguaense. O evento acontecerá na Escola Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, a partir das 18h e é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Fonte: Correio Ibiapaba

PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO CEARÁ COMEÇARÁ NO INÍCIO DE JUNHO

O vice-governador do Ceará, Domingos Gomes (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (26), que a primeira etapa de produção de energia solar no Ceará começará a ser feita no próximo dia três de junho, quando será inaugurado o primeiro trecho de produção da usina solar do estado, tendo como proprietário o mega empresário Eike Batista.

“No próximo dia três será inaugurada a primeira etapa do Parque de Energia Solar do Ceará, que será o maior das Américas, que irá produzir 50 megawatts quando estiver 100% pronta.”, afirmou o vice-governador, que participou nesta quinta-feira do BIOSforum – Brasil Investimentos em Oportunidades Sustentáveis, que acontece no Jockey Club, na capital paulista. O investimento total na construção do parque chega aos US$ 250 milhões.

O vice-governador reafirmou que o Ceará será o primeiro estado brasileiro a exportar energia eólica e solar. “A partir deste ano poderemos exportar [energia limpa para outros estados]. Já temos 680 megawatts para isto, precisamos apenas dos leilões a serem realizados pelo Governo Federal e de regularização”, afirmou Gomes. “Vamos construir mais 10 parques eólicos no estado com um investimento total de US$ 2,7 bilhões."

Ele também destacou que foram investidos US$ 76 milhões na usina de biodiesel, que será administrada em conjunto com a Petrobras no município de Quixadá. Gomes disse também que a futura usina termoelétrica que será instalada nas proximidades do Porto de Pecém, terá investimentos da ordem de US$ 3 bilhões.

Fonte: Panorama Brasil

quinta-feira, 26 de maio de 2011

POPULAÇÃO DE ARAPÁ RECLAMA DO SERVIÇO MÉDICO NO DISTRITO

TEXTO: Everton Nogueira de Souza.
Graduando em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, segundo o artigo 196 da Constituição Federal mas para a população do distrito de Arapá há mais de cinco anos não existe este direito.
Desde a saída do Ilmo. Dr. David, que domiciliou aqui há mais de cinco anos que não há um serviço de saúde básico na referida localidade. O serviço apenas é prestado por duas enfermeiras- Hortência Noélia e Valdene Cunha - que prestam serviço, preferencialmente, à gravidas, crianças e outros grupos de riscos e ministram remédio prescristos por médicos.
A população que necessita de um atendimento ambulatorial deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde e solicitar junto as enfermeiras uma referência interna para que possa ser marcada, para uma data imprevisível e distante, um exame ou uma consulta médica.
Sem ter o que fazer, uma pequena parte da população, que tem capital suficiente para o mesmo, é obrigada a dirigir-se ate as clínicas privadas e comprar os seus medicamentos. Salientamos que a população arapaense é pobre e vive apenas da agricultura familiar.
Como podem tais pessoas, vivendo em estado precário, terem capital para fazerem consultas médicas sempre que precisarem?

Cabe ao Governo Municipal de Tianguá, através da Secretaria de Saúde, na pessoa de D. Graça Rocha, responder a pergunta anterior e enviar a população serviço básico de saúde. As enfermeiras fazem seus trabalhos, mas a população não necessita apenas de administração de remédios, precisa de prescrição dos remédios.
TEXTO RETIRADO DO BLOG ARAPÁ ON LINE

SUCESSO NO YOU TUBE: PROFESSORA APOSTA NA INTERNET PARA DIVULGAR LUTA PELA EDUCAÇÃO

Na semana passada, um vídeo com uma desabafo da professora Amanda Gurgel correu a internet e chamou a atenção para a precariedade das condições gerais da educação no Brasil. O depoimento foi gravado durante audiência pública em Natal, no Rio Grande do Norte. Na gravação, Amanda ataca a atual estrutura educacional brasileira e aponta problemas que enfrenta no seu dia a dia como professora da rede pública de ensino. O vídeo já tem mais de 1 milhão e meio de visualizações no YouTube e levou-a a dar várias entrevistas, inclusive em programas de televisão, alguns dos quais de grande audiência.

FONTE: REDE BRASIL ATUAL .COM.BR


PARA VER O VIDEO CLIQUE NA FOTO ACIMA

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MOTORISTA ATROPELA E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO EM TIANGUÁ

Uma colisão entre uma moto e um veículo não identificado deixou Diorge Marden de Oliveira Castro, de 23 anos, com lesões graves.

O acidente aconteceu na noite desta terça-feira (24), na BR-222, KM 313, no município de Tianguá.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do carro evadiu-se do local sem prestar atendimento à vítima.
FONTE: PORTAL VERDES MARES

SAI A LISTA DOS CAMPEÕES DOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - ETAPA NORTE/IBIAPABA

CONFIRA A LISTA DOS CAMPEÕES DOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - ETAPA NORTE/IBIAPABA

BASQUETE MASCULINO
1º lugar - Sobral
2º lugar - Varjota I
3º lugar - Forquilha

FUTEBOL DE CAMPO
1º lugar - Santa Quitéria
2º lugar - Sobral
3º lugar - Reriutaba

FUTSAL FEMININO
1º lugar - Sobral
2º lugar - Coreaú
3º lugar - Santa Quitéria

FUTSAL MASCULINO
1º lugar - Sobral
2º lugar - Santana do Acaraú
3º lugar - Santa Quitéria

HANDEBOL FEMININO
1º lugar - Irauçuba
2º lugar - Sobral
3º lugar - Morrinhos

HANDEBOL MASCULINO
1º lugar - Irauçuba
2º lugar - Morrinhos
3º lugar - Carnaubal

VÔLEI FEMININO
1º lugar - Moraújo
2º lugar - Forquilha
3º lugar - Tianguá

VÔLEI MASCULINO
1º lugar - Forquilha
2º lugar - Pacujá
3º lugar - Tianguá

*No basquete feminino teve dois times inscritos: Sobral e Pires Ferreira

Todos esses 26 times irão representar a região Norte/Ibiapaba na próxima etapa dos Jogos Abertos do Interior, realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Morada Nova.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ONDA DE ASSALTOS PREOCUPAM MORADORES DE GUARACIABA DO NORTE

Uma onda de assaltos que vem assustado moradores da cidade de Guaraciaba do Norte, vários casos foram registrados pela Polícia nestes últimos dias. Um homídio foi registrado nesse fim de semana na localidade de Várzea dos Espinhos, distrito do município.

JOVEM É BALEADO EM IPÚ

Ontem, segunda-feira (23/05), por volta das 19h40min na Avenida José Carvalho de Aragão no Alto da Boa Vista, aconteceu uma tentativa de homicídio.

Onésimo Vieira do Nascimento, foi alvejado com 3 tiros e encaminhado para Santa Casa de Sobral onde será submetido a uma cirurgia para retirada das balas que ficaram alojadas: uma na altura do peito e outra na cocha esquerda; o terceiro projetil o atingiu de raspão nas costas, a vítima não corre risco de vida.

O jovem saía de uma lanchonete, acompanhado de um amigo quando, foi alvejado à bala os disparados foram feitos por um homem encapuçado que chegou atirando no veículo onde a vítima se encontrava. Pelo menos cinco marcas de balas foram detectadas no carro. De acordo com o amigo, condutor do veículo, no momento dos disparos ele (Onésimo) já baleado conseguiu pular para o banco de trás, enquanto fugiam do local dos disparos.

O veículo foi periciado e a polícia irá investigar o caso.
FONTE: IPÚ NOTICIAS

COMEÇOU AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2011

Já estão abertas desde esta segunda-feira 23 de maio e segue até o dia 10 de junho, as inscrições para o Exame do Ensino Médio - ENEM 2001.

Você pode visitar o site do INEP http://enem.inep.gov.br/ um espaço criado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de inscrição do Enem. Ao todo são 8 passos com dicas e instruções para fazer sua inscrição entre os dias 23/05 e 10/06. Pelo site, também será possível acompanhar o andamento da sua inscrição e saber detalhes desta edição do Exame.

Se preferir pode ir direto no sistema para realizar a sua inscrição http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. Neste ano as provas do Enem ocorrerão nos dias 23 e 23 de outubro. A taxa de inscrição para participar do ENEM 2011 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa:

Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);

Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ATLETAS DE TIANGUÁ PARTICIPAM DOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR 2011

Aconteceu no último fim de semana os Jogos Abertos do Interior 2011, importante evento esportivo promovido pelo Governo do Estado do Ceará. Este ano os jogos foram nas cidades de Varjota e Reriutaba contou com a participação de 26 municípios da região Norte/Ibiapaba, entre eles, Tianguá.

Os 39 atletas tianguaenses participantes lutaram até o fim por um lugar mais alto no podium. As equipes masculina e feminina de vôlei garantiram o 3° lugar. E a equipe feminina de futsal, ficou na 4ª colocação.

O time masculino de vôlei passou para as semifinais da competição vencendo Reriutaba por 2x1, e Sobral por w x o. Na semifinal perdeu para Pacujá e disputou medalha de bronze com coreaú.

DIFICULDADES E FALTA DE APOIO


"Nossa participação nos jogos foi muito conturbada. Ainda em Tianguá, nosso transporte atrasou em quase 3 horas. Chegamos no local do jogo com mais de 1 hora de atraso. Na correria, vestimos rapidamente os uniformes dentro do micro-ônibus. E em plena 2:30 da tarde, sem almoçar, sem água e num calor escaldante, entramos em quadra, trajando um uniforme praticamente improvisado, que foi trocado no dia seguinte pelo da foto acima. Mesmo com tantos contratempos conseguimos vencer Reriutaba por 2x1. O que mais nos impressionou foi a receptividade dos Varjotenses. Foram extremamente simpáticos conosco e até nos deram o apelido de "time do sertãozinho"(ainda não sabemos o porquê). O apoio dessa torcida foi importante para nossa conquista e incentivo durante os jogos. Estamos felizes por esse 3º lugar e prometemos treinar duro para a próxima fase em Morada Nova."


Jaírtonh, jogador de vôlei da equipe tianguaense


As meninas do vôlei enfrentaram Moraújo e Forquilha em uma chave única, na qual os times da chave jogavam entre si para a somatória de pontos corridos. Mesmo com duas derrotas, irão para a próxima fase representar a região Norte/ibiapaba.
As meninas do futsal tiveram muitos desafios pela frente. Contra Varjota, jogaram com uma a menos e ainda venceram por 4x2. Ganharam também de Varjota por 5x3. Na semifinal, perderam para Sobral por 2x0. Na disputa pelo 3º lugar, perderam para Santa Quitéria por 3x2 nos últimos minutos. Tentaram o bronze até o fim, mas Santa Quitéria levou a melhor e conseguiu passar para a próxima fase.
A próxima fase dos jogos será nos dias 10, 11 e 12 de junho em Morada Nova. Os 2 times tianguaenses de vôlei serão os únicos representantes da Ibiapaba na modalidade. As equipes esperam mais apoio e valorização do esporte em nosssa cidade!!!

Parabéns a todos os 39 atletas tianguaenses pela garra. E aos que seguem na competição, boa sorte em Morada Nova!

domingo, 22 de maio de 2011

E O MUNDO NEM SE ACABOU ONTEM!!!!

Segundo o apresentador de uma rádio e televisão cristã nos Estados Unidos, Harold Camping, de 89 anos, o mundo acabaria neste sábado, 21 de maio de 2011. Para o americano, um tremendo terremoto iria atingir a Terra ontem (sábado) e levar os puros para o paraíso e outros seriam engolidos pela destruição causada pelo terremoto durantes os cinco meses seguintes.

Camping, que é engenheiro civil formado, e já havia "profetizado" que o fim da Terra seria em setembro de 1994. Mas agora, ele resolveu fazer novas equações para prever um novo fim do mundo. Segundo ele, o número 5 representa reparação, 10 significa integralidade e 17 é o paraíso, e além da fundação do Estado de Israel em 1948, todos esses números somados às informações contidas na Bíblia resultariam no dia 21 de maio de 2011 como o Dia do Juízo Final.
FONTE: JORNAL LUZILÂNDIA

Já que o mundo não acabou ontem:Ler a Bíblia, ter mais fé em Deus e amor ao próximo fica sendo a nossa dica de hoje.

22 DE MAIO: DIA DA BIODIVERSIDADE

Hoje dia 22 de Maio se comemora em todo o mundo o Dia Internacional da Biodiversidade. Essa data foi criada em 1993 pelo Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas. Inicialmente era comemorado no dia 29 de Dezembro, a partir do ano 2000 passou a ser celebrada em 22 de maio.
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.

FONTE: www.blogdocatarino.com

sábado, 21 de maio de 2011

TIANGUÁ PARTICIPA DOS JOGOS DO INTERIOR EM VARJOTA

Foi aberto oficialmente na noite de ontem (sexta-feira, 20), a etapa Norte/Ibiapaba dos Jogos Abertos do Interior, um evento promovido pelo Governo do Estado através da SESPORTE com o apoio das Prefeituras Municipal de Varjota e Reriutaba A escola Liceu Valdir Leopércio foi o palco das solenidades de abertura onde desfilaram as delegações participantes.
FONTE E FOTOS: VARJOTA HOJE.COM Tianguá, mesmo com pouco incentivo aos atletas, estará representado no vôlei masculino e feminino, e no futsal feminino no total de 39 participantes.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SHOW DE FAGNER EM SOBRAL É CANCELADO

A inauguração da primeira etapa do Conjunto Habitacional Pe. Zé Linhares marcada para o próximo dia 26 de maio (quinta-feira) foi cancelada para outra data posteriormente agendada.
Segundo informações, o cancelamento da inauguração é devido uma viagem internacional de trabalho a ser realizada pelo prefeito Veveu Arruda.
Sendo assim, fica também cancelada a apresentação do Cantor Raimundo Fagner, que seria a atração da solenidade do dia 26 de maio.
FONTE: SOBRAL DE PRIMA

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL SE MOBILIZAM EM SESSÃO DA CÂMARA EM PROL DO BONDINHO DE UBAJARA

Acontece nesta sexta-feira(20) , a partir das 16h, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ubajara, a participação em plenário de entidades de classe, comerciantes, empresários e a sociedade civil em favor da reforma do bondinho de Ubajara.

A solicitação foi feita por Francisco de Assis Pessoa Neto, com o objetivo de debater ações pertinentes ao turismo e a recuperação do teleférico de Ubajara, que há muito tempo está desativado.

De acordo com os participantes dessa mobilização, o assunto é de fundamental importância para o incremento do turismo na região e o não funcionamento do equipamento é um desrespeito à imagem da Ibiapaba como região turística no Brasil e no exterior.
FONTE: IBIAPABA PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

DIÁRIO DO NORDESTE: ALUNOS RETORNAM AS AULAS EM TIANGUÁ

Os alunos da rede estadual de ensino de Tianguá, que na tarde de segunda-feira reclamaram mal-estar, momentos após terem ingerido alimentos fornecidos pela Escola de Educação Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, tiveram aulas normalmente no dia de ontem. Dos 180 estudantes entre 14 e 17 anos, matriculados neste estabelecimento, que é acompanhado pela 5ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), pelo menos 24 foram encaminhados ao hospital da cidade, com dores no estômago, náuseas e vômitos.

Após medicados, alunos permaneceram em observação na unidade hospitalar de Tianguá por um período de cinco horas. "Alguns deles tiveram que tomar algum tipo de medicamento e ficar em observação, outros foram liberados logo em seguida", disse a professora Leila Cristina, coordenadora de turma da escola.

Segundo o grupo de estudantes encaminhado ao hospital, foi por volta das 15h que começaram a surgir os sintomas. O lanche deste horário nem chegou a ser servido e as aulas tiveram que ser suspensas. Para a nutricionista da rede de ensino do Município, Sandra Helena Pedrosa Leite, isto se trata de um caso isolado. "O Município tem uma equipe de nutricionista que acompanha a distribuição e o fornecimento da merenda em diversas escolas", disse ela, que presta serviço ao Município há mais de três anos e faz questão de esclarecer que o problema surgiu numa escola mantida pelo Estado e não pelo Município. Segundo Gentil Teles, diretor financeiro da escola, as refeições são servidas por uma empresa terceirizada e que o material já foi recolhido para análise, num laboratório em Fortaleza. Cada aluno tem direito a dois lanches diários e, ao meio-dia, é fornecido um almoço, que pode ter causado a intoxicação.

Estrutura

A Escola de Educação Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho pertence à rede de ensino estadual
e foi inaugurada em março deste ano. Com vagas para 540 alunos, atende 180, entre 14 e 17 anos, que estudam em tempo integral, nos cursos de Comércio, Estética e Agronegócio, numa estrutura de 4,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

REPORTAGEM DA TV JANGADEIRO EM TIANGUÁ

veja o VÍDEO clicando na foto abaixo: Alunos passam mal após consumir merenda escolar em Tianguá

terça-feira, 17 de maio de 2011

ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA LOCALIDADE DE SÃO JOÃO DO IPÚ

Um acidente ainda sem explicações ocorrido na manhã de ontem na CE-187, na localidade de São João em Ipu, deixou duas pessoas feridas e danos materiais.

Uma Picape Silverado de placas HWS-3771, guiada por um motorista não identificado que perdeu o controle do veículo e quase atropelou uma estudante, mas acabou parando depois que derrubou uma mureta, atravessando uma cerca, batendo em um poste e ficando o veículo com a frente totalmente destruída e dentro de uma vala no mato.

Antônia Tamara Rodrigues, 18 anos, ferida no acidente, contou que o veículo estava sem controle fazendo zig-zag na rodovia, a estudante disse que escapou ilesa ao perceber que o carro vinha em sua direção pulou e acabou apenas sofrendo arranhões no ombro e um susto tremendo. Sua mãe, a dona de casa, Maria Rodrigues diz: " Foi um milagre minha filha ainda estar viva" o motorista foi socorrido por populares e levado ao Hospital de Guaraciaba do Norte, segundo testemunhas ele não corre risco de vida.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

17 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

Alô! Alô! Quem fala?

Hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".

O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Tudo começou com o telégrafo e evoluímos até a popularização da Internet ? a rede mundial de computadores ? que fez do planeta um lugar sem fronteiras geografias, onde o longe não existe. É maravilhoso poder ter amigos de várias nacionalidades, este fenômeno nunca foi visto nem experimentado na nossa história.

Número de usuários

Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas brasileiros (a partir de 12 anos). Já para o Ibope/Nielsen, somos 73,9 milhões (a partir de 16 anos)[2]. O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Internautas ativos
Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente[5]. Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, “o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais”.

FONTE: SMARTKIDS.COM.BR

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA 16 DE MAIO: DIA DO GARI

O DIA 16 DE MAIO é o dia do Gari. A todos esses trabalhadores, que pouco notamos, mas que todos os dias se esforçam para deixa nossa cidade limpa(essa cidade que as vezes não cuidamos e jogamos o lixo nas ruas), mas lá estão eles cumprindo sua importante missão. Parabéns a todos os garis!!!

SUPERAÇÃO: CEARENSE DE FAMÍLIA HUMILDE TORNA-SE DONO DE REDE DE RESTAURANTES NO RIO DE JANEIRO

Quando foi para o Rio, em 1988, com 15 anos, o cearense Raimundo Costa tinha três planos: trabalhar numa churrascaria, onde poderia comer sem pagar, comprar roupas e uma bicicleta. Ele também sonhava em juntar dinheiro e voltar para Tamboril, sua cidade natal, de 25 mil habitantes, no semiárido nordestino. Nestes 23 anos de Rio, Raimundo retornou várias vezes à cidade cearense - mas a lazer e pilotando seu próprio avião. A vontade de ter uma bicicleta ficou num passado remoto. Agora ele circula num Porsche branco. Do seu currículo constam 16 empreendimentos no Rio, quase todos restaurantes a quilo, entre eles a rede Frontera, cujo faturamento deve chegar a R$ 40 milhões este ano.

Raimundo trabalha agora para transformar o "Frontera" numa espécie de Outback do quilo no Brasil, a primeira rede do tipo no mundo. Em cinco anos, já são cinco casas na Zona Sul e na Barra da Tijuca. Ainda este ano, mais duas serão abertas. Com o negócio, ele aliou o gosto popular à alta gastronomia, sem deixar de lado o custo-benefício, alma do sucesso desse empresário de 38 anos, que migrou, assim como nove dos seus dez irmãos, da zona rural de Tamboril para trabalhar nos restaurantes do Rio.

O empresário, morador da Barra, casado com uma prima do Ceará, Renata, e pai de quatro filhos, entre 10 meses e 10 anos de idade, é capaz de ficar horas falando sobre as metas de suas empresas.

Os amigos de Raimundo são, na sua maioria, cearenses, "que têm a mesma linguagem" que a sua e trajetórias semelhantes. Ele fala com naturalidade sobre momentos difíceis do passado e lembra que, em períodos de seca, passou fome com a família no Ceará. Por isso, a vontade de trabalhar numa churrascaria.

O empresário diz que não gosta de ostentar e se recusa a ser chamado de novo-rico. Ele não cursou universidade, mas tem um discurso afinado com a linguagem dos negócios e do marketing: "Gosto mais da vitória do que do dinheiro. Ser rico é ter liquidez. Hoje eu prefiro não ter dinheiro, mas um produto com o qual eu possa ganhar dinheiro e crescer com."

Fonte: O Globo

POPULAÇÃO DE SÃO BENEDITO RECLAMA DE SERVIÇOS DA TIM

Usuários de telefonia móvel do município de São Benedito, reclamam dos constantes problemas ocasionados com recepção de sinal e a dificuldade em realizar ligações através da operadora TIM. A empresa é uma das que atende o município e a região.

Os usuários continuam com o péssimo atendimento da operadora na região e sem saber se há uma solução imediata para o problema. Vale ressaltar ainda que essa não é a primeira vez que o sinal prejudica os moradores do município.

Com a irregularidade do sistema, a comunicação se torna precária e dificulta os contatos de serviços públicos e particulares. Há vários dias a população do município está enfrentando transtornos aos péssimos serviços prestados pela operadora de telefonia móvel “Tim”. E segundo informações de usuários ao tentar fazer uma simples chamada é ouvido da mensagem de sinal de rede ocupada, informação de número inexistente, a ligação cai após ser completada. A população de São Benedito está pedindo soluções para o problema.

Fonte: Ibiapaba Portal de Notícias

TURISTA PARAIBANO QUEBRA ESTÁTUA DE PATATIVA DO ASSARÉ

A cidade natal de Patativa do Assaré ficou sem um de seus cartões-postais. A estátua do popular poeta cearense, que ornava a praça da Igreja Matriz da pequena Assaré, no Cariri cearense, foi quebrada em diversas partes. Feita de resina, e sem condições de restauro, à família e população só resta aguardar novo monumento.

O acidente que partiu a escultura que reproduz o franzino poeta, nascido em 1909 e morto em 2002, foi provocado há dois meses por um turista que subiu no pedestal da estátua para fazer uma foto ao lado da imagem de seu ídolo. Políticos locais prometeram à cidade uma nova estátua, desta vez em bronze, no valor de R$ 60 mil, mas que ainda não ficou pronta - e nem tem data para ficar.

A estátua, em tamanho natural, medindo 1,60m, estava localizada desde 2004 em frente ao Memorial Patativa do Assaré, na rua Coronel Francisco Gomes, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré. O pequeno município está encravado no lado oeste da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, distante 520 quilômetros de Fortaleza.

Fonte: IG

domingo, 15 de maio de 2011

PROVAS DOS CORREIOS SERÃO APLICADAS HOJE, DOMINGO

Os candidatos inscritos no concurso dos Correios farão as provas neste domingo, dia 15. Para o Ceará, são oferecidas 258 vagas, sendo 45 vagas para atendente, outras 197 para o cargo de carteiro, e 16 para operador de triagem e transbordo. Do total de vagas para o Estado, 130 são para Fortaleza. Mas há oportunidades em todas as regiões do Estado.

Os candidatos aos cargos de agente dos Correios, atendente comercial e operador de triagem e transbordo, farão os exames a partir das 9h. No mesmo horário, responderão às questões do concurso os inscritos nas vagas para os cargos de nível médio e superior. Já os concorrentes às vagas de carteiro farão as provas pela tarde, a partir das 15 horas.

Os gabaritos oficiais preliminares devem ser divulgados no dia 17 de maio, no site www.cespe.unb.br. Já o resultado final das provas deve sair no dia 5 de julho.

Fonte: Ceará Agora

sábado, 14 de maio de 2011

BRASIL: EMPREGO PARA JOVENS E IDOSOS CRESCEU EM 2010

O número de jovens e idosos no mercado de trabalho, com carteira assinada, cresceu em 2010 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados na última qurta-feira, pelo ministério do trabalho.


No caso dos jovens de 16 anos a 17 anos de idade, a expansão do nível de emprego foi 19,06% (65.179 mil postos). De forma semelhante, os assalariados com mais de 65 anos de idade tiveram um aumento de 12,77% (40.936 mil), os de 50 anos a 64 anos cresceram 10,28% (550 mil). Já a faixa de idade entre 18 anos e 24 anos, o crescimento foi 6,66% (471.091 mil). As demais faixas etárias oscilaram entre 5,38% a 7,08%.


No geral, o maior incremento de empregos gerados ocorreu na faixa etária de 30 anos a 39 anos (843,8 mil postos ou 7,08%). Considerando a idade da população brasileira, todas as faixas etárias tiveram elevação no nível de emprego.


Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FLAMENGO TERÁ JOGADOR TIANGUAENSE

A eliminação não veio sozinha na bagagem do Flamengo. Entre as três idas e vindas ao estado para enfrentar Fortaleza, Horizonte-CE e Ceará pela Copa do Brasil, o técnico Vanderlei Luxemburgo observou um compilado de imagens de uma jovem promessa local: Kaká, do Tiradentes-CE.

O xará do astro do Real Madrid completou 18 anos recentemente, mas foi titular na campanha do pequeno clube da Polícia Militar no Campeonato Cearense.
- Kaká será emprestado gratuitamente até o fim do ano. Ele é um meia, canhoto e muito rápido. Deve embarcar para o Rio de Janeiro na segunda – disse o presidente do Tiradentes, Fernandes Souza, por telefone.
Se o Flamengo aprovar o desempenho de Kaká pode contratá-lo por R$ 500 mil, preço estipulado em contrato pelos direitos econômicos da promessa. Há a chance de o jogador atuar apenas no time de juniores para ser observado. No entanto, Fernandes diz que o combinado é tê-lo no time principal.
- Ele é um jogador profissional. O Flamengo disse que vai mantê-lo nesta categoria - disse.
A nova aposta rubro-negra foi revelada em uma Olimpíada Escolar do interior do Ceará e chegou a ser cotado para jogar no futebol holandês.
FONTE: CENTRAL DO FLAMENGO.COM.BR & JORNAL IBIAPABA
FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE

Veja a reportagem sobre o jogador CLICANDO AQUI

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CORPO EM DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO NA BR- 222

O corpo de um adolescente foi encontrado às margens da BR-222 com cortes profundos na cabeça na noite desta terça-feira (10). V.G.S. , 16 ANOS, foi encontrado na localidade de Pedra Fina, zona urbana de Tianguá, região Norte do Estado.

O corpo já estava em estado de decomposição e apresentava uma perfuração profunda na cabeça. Segundo a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, a vítima já respondia pelos crimes de assalto, furto e homicídio.

A Polícia ainda investiga a causa do assassinato mas acredita na possibilidade de uma morte causada por uma desavença, uma vez que o menor fazia parte de uma gangue da região.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

POLÍCIA FECHA CINCO RÁDIOS CLANDESTINAS EM VIÇOSA DO CEARÁ

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar terminou, na noite desta segunda-feira, com o fechamento e a apreensão de equipamentos de cinco rádios FM, que atuavam clandestinamente no município de Viçosa do Ceará.

O delegado Municipal, Gilk Santos, e o comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Artunane Aguiar, comandaram a operação, que deve ter seguimento nos próximos dias.

Segundo o delegado, as investigações apontam pelo menos 15 emissoras atuando somente no entorno do município. A maioria delas é situada na zona rural de Viçosa, uma das maiores em extensão na Região da Ibiapaba.

De acordo com o capitão Artunane Aguiar, estas ações serão intensificadas, já que o período eleitoral se aproxima, e estes veículos de comunicação favorecem a propaganda eleitoral de forma irregular.

FONTE: Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Ricardo Lima

CHUVAS NO IPÚ É DESTAQUE NOS JORNAIS CEARENSES

A região da Ibiapaba foi a mais atingida pelas chuvas nas últimas horas, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Ipu, foram 137 milímetros entre as 7h desta terça-feira, 10, e 7 horas de quarta. Ontem moradores tiraram o dia para contabilizar os prejuízos. De acordo com informações do blog Ipu Notícias, os bairros Reino de França e Nova Aldeota os mais atingidos. Alguns moradores ficaram isolados, sem ter como sair de casa.

No bairro Pereiros, muita terra amanheceu nas portas de casas. Já nos bairros Canudos e Lagoa, o aterramento de uma lagoa teria formado uma enchente que deixou moradores ilhados até esta madrugada. Ainda de acordo com o blog Ipu Notícias, até sexta-feira, linhas de ônibus para as localidades de São José dos Martins, Engenho dos Beléns, Flores e Recanto, foram suspensas. A informação é de Anquito Monteiro, da Secretaria de Esportes do Município.
No bairro do Corte uma encosta onde passa a linha férrea deslizou na noite de terça (10/05)
Hoje pela manhã engenheiros da Transnordestina estivem no local avaliando os estragos e orientando a passagem do trem que só seguiu viagem depois do aval dos engenheiros.
FONTE: PORTAL VERDES MARES / O POVO / IPÚ NOTÍCIAS
FOTOS: IPÚ NOTÍCIAS