terça-feira, 16 de julho de 2013

FORTALEZA-SOBRAL: MÉDICOS VÃO DE AVIÃO PARA TRABALHAR NO HOSPITAL REGIONAL NORTE

Mesmo com a realização de seleção pública para o Hospital Regional Norte (HRN) ainda faltam médicos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, dos 342 médicos que passaram no certame, apenas 115 estão trabalhando no HRN. Segundo a direção do hospital, a maior dificuldade é a contratação de médicos para dar plantão na emergência.

Para trabalhar 24 horas por semana, o salário oferecido é entre R$ 7.500 a R$ 8 mil. Muitos médicos estão viajando de aeronave da capital até Sobral para os plantões pelo menos uma vez por semana. Dos voos que chegam ao município, a maior parte é de médicos. Os custos com os voos são pagos parte pelos profissionais e a outra parte pelo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que gerencia o hospital.

De acordo com o presidente do ISGH, o médico contratado recebe ajuda de custo adicional para o transporte. Para o diretor do Sindicato do Médicos do Ceará, Tarcísio Matos, a dificuldade do médico em ir trabalhar no interior é a forma da contratação e as condições de trabalho .
“O médico gostaria de fazer um concurso publico, ter uma carreira. Isso não ocorre em Sobral. Ele faz uma seleção e, nessa seleção, a carteira é assinada. Porém, ele pode trabalhar o dia em que gestor achar que é importante. Não tem uma estabilidade”, afirma Tarcísio Matos.

Fonte: G1 CE