terça-feira, 25 de novembro de 2014

NORDESTE JÁ ENFRENTA A PIOR SECA DOS ÚLTIMOS 60 ANOS

Com os eventos naturais cada vez mais extremos, as secas serão mais severas FOTO: RAFAEL CRISÓSTOMO
"Uma seca como essa aconteceu no Nordeste há 60 anos e, mesmo assim, estamos conseguindo sobreviver, com dificuldades", admitiu o ministro na Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante a 100ª Reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, realizada na manhã de ontem no auditório do Corpo de Bombeiros. Sobre a estiagem que afeta a região Sudeste, Teixeira se disse preocupado. "Se as chuvas não forem capazes de recarregar o sistema de abastecimento do Sudeste, poderemos ter a maior tragédia de água no Brasil na região".
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que preside o Comitê, revela que está cético em relação ao período de chuvas para 2015. "Somente em dezembro, teremos uma posição mais concreta sobre o assunto, mas as previsões, infelizmente, não são boas. Estamos nos preparando para enfrentar o pior cenário".
Emergência
De acordo com a Defesa Civil do Estado, já são 176 municípios cearenses que estão em situação de emergência por seca decretada pelo governo estadual e reconhecida pelo governo Federal.
Ainda não decretaram emergência os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Horizonte, Guaramiranga, Fortaleza, Maracanaú, Eusébio e Itaitinga.
O agravamento dos efeitos da seca poderá representar na manutenção ou até expansão nas portarias e decretos de situação de emergência. Por enquanto, os reconhecimentos permanecem estáveis.
Em termos de reservas por bacias hidrográficas, a média do Ceará é de 32,30%. A mais baixa é a dos Sertões de Crateús, com apenas 0,98%.
Fonte: Diário do Nordeste