PRÊMIO TIANGUÁ EM FOCO 2010

O QUE É O PRÊMIO?
"Prêmio Tianguá em Foco" é um troféu concedido as pessoas que no ano de 2010 foram notícias e tiveram destaque nos meios de comunicação do ceará, elevando, engrandecendo e divulgando positivamente a cidade de Tianguá/CE.
COMO FOI FEITA A ESCOLHA DOS VENCEDORES?A Equipe tianguá em foco escolheu baseado no cumprimento de várias regras e de vários pré -requisitos obrigatórios que os candidatos deveriam ter. A escolha foi feita em Janeiro deste ano, e a entrega que seria em fevereiro foi adiada para agosto por motivo de força maior.


QUAIS OS PRÉ -REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA RECEBER O TROFÉU? Dentre os critérios mais importantes estão:
TER SIDO NOTÍCIAS em pelo menos um dos seguintes meios de comunicação: Diário do Nordeste, Jornal O Povo, Tv Verdes Mares, Tv Diário, Tv Jangadeiro. Ou em jornais , sites ou canal de televisão fora do ceará.
TER FEITO ALGO QUE VALORIZE A CULTURA E AO BEM ESTAR DOS TIANGUAENSES;
TER DIVULGADO DE UMA MANEIRA POSITIVA A CIDADE;
TER FEITO ALGO DE IMPORTANTE, SEM TER O INTERESSE ELEITOREIRO; ETC.
QUAIS AS CATEGORIAS EXISTENTES ESTE ANO?
LITERATURA, MÚSICA; DANÇA; AUDIOVISUAL; RESGATE CULTURAL; e OUTRAS ARTES.

O Prêmio 'Tianguá em foco" na categoria RESGATE CULTURAL, foi entregue ao grupo As dramistas dos tucuns. Elas resgataram a cultura do drama, levantaram o nome da comunidade e da cidade de Tianguá. Elas se apresentaram em várias cidades do Estado do Ceará, e inclusive teve apresentação em Brasília na Feira Internacional de Teatro de Rua. E também estiveram na tela da Tv Diário.

Na categoria MÚSICA, o MAESTRO ÂNGELO PORTELA ganhou o Prêmio Tianguá em Foco 2010.
O maestro há vários anos vem fazendo um brilhante e importante trabalho, pois ensina em média 200 alunos de baixa renda a ter o gosto pela música.Ele foi notícia algumas vezes no Jornal Diário do Nordeste, e foi uma das atrações da Tv Verdes Mares, quando esta transmitiu a programação direto de tianguá. Apresentou-se na Tv Diário no aniversário do município.

Foi uma das atrações principais no Festival de Música da Ibiapaba em Viçosa do Ceará. E se apresentou em várias cidades do Brasil, tendo convites para apresentações fora do país.
A Orquestra Dr. Edvaldo Moita mantida pela SOMUT (SOCIEDADE MUSICAL TIANGUAENSE). é um projeto que mudou a vida de muitos jovens no município que além de aprenderem música compartilham lições de bons modos.Fato mais interessante é que os alunos não pagam nada.
O escritor Luiz Gonzaga Bezerra recebeu o "Prêmio Tianguá em foco 2010" na categoria "Literatura" pela importância de ter publicado só no ano passado 3 livros de sua autoria.

Gonzaga é natural de Ubajara-Ce, radicado na cidade de Tianguá. Nasceu em 10 de Julho de 1952. Seus trabalhos literários transitam entre a ficção e realidade. Gonzaga é autor de romances, contos, cordéis, poesias e composições musicais.
Seu primeiro livro conhecido foi "Um olhar sobre Francisca Carla" que o levou a ser conhecido como escritor. Concedendo entrevistas para Tv Diario e Tv Jangadeiro. E no ano de 2010 teve esse livro relançado.
A Associação Garatuja ganhou o "Troféu Tianguá em Foco 2010" na categoria AUDIOVISUAL por três motivos: realiza pequenos cursos de audiovisual, ensinando à várias crianças da periferia como é a magia do cinema; por exibir videos (sessão de cinema) na periferia de Tianguá e por trabalhar na produção do "Filme Francisca Carla"
O grupo de artesãs Grão da Terra do Assentamento Val-paraíso em Tianguá recebe o "Prêmio Tianguá em Foco 2010" pela INICIATIVA E INOVAÇÃO no artesanato. O grupo foi matéria especial no Diário do Nordeste. O grupo produz jóias feitas a partir de sementes encontradas na comunidade. Se especializaram e já poarticiparam de feiras de artesanato em outros estados levando o nome de Tianguá.
O Grupo "Sementes da Terra" do Assentamento Valparaíso em Tianguá recebeu o Prêmio "Tianguá em Foco 2010", na categoria DANÇA O grupo se apresentou em Tianguá, canindé, Fortaleza e em Brasília. Foi destaque na Tv Verdes Mares, quando se apresentaram em Canindé. E também apareceu na tela da Rede Globo no Jornal Brasil TV para todo o território nacional.
Mas o principal feito do grupo foi ter quebrado o tabú e vencer o preconceito. Quem imaginaria que um grupo de dança da zona rural de Tianguá pudesse apresentar um balé com tamanha grandeza

 EM JANEIRO TERÁ A ENTREGA DO PRÊMIO TIANGUÁ EM FOCO 2011