terça-feira, 21 de setembro de 2010

Produtores colhem morango na Serra da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba está se tornando uma grande produtora de morango. O fruto típico de climas mais amenos está ganhando espaço nas lavouras de São Benedito e Ibiapina. A ideia de testar o cultivo na região foi de Claudemir Cesar Pereira, que resolveu trocar Minas Gerais pelo Ceará. Ele chegou aqui no início de 2009, atraído por reportagens que mostravam a produção de rosas em São Benedito. De início, adquiriu um hectare de terra e em alguns meses já começou a cultivar o fruto nada comum em nosso solo cearense.

Um dos recursos utilizados pelos produtores é a ferti-irrigação, que conjuga irrigação por gotejamento com adubação das plantas cultivadas em túneis (estufas) com proteção de plástico. O túnel plástico oferece melhoria de qualidade e disponibilidade do produto em uma condição mais controlada. De acordo com Carlos Alberto, além de aumentar o rendimento da planta, o sistema possibilita o alongamento da colheita. Ele lembra que o morangueiro é sensível, mas também adaptável em regiões de clima ameno.

A ideia de plantar morango da serra deu tão certo que no primeiro ano os resultados foram bastante positivos, chegando a uma produção de 20 mil caixas da fruta cultivada numa área de seis mil metros quadrados. A mais recente colheita dobrou a produção, comercializado no Ceará e em Teresina/PI.

Fonte:diáriodonordeste/regional; matéria de 19/09/2010.
Foto: Wilson Gomes

Nenhum comentário: