segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB FOI O PARTIDO QUE MAIS ELEGEU PREFEITOS NO CEARÁ

Com a vitória de Roberto Cláudio em Fortaleza, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) somou 41 candidatos a prefeito eleitos no Ceará nas Eleições de 2012. A vitória na Capital reforçou a primazia do partido, que figura como o que elegeu o maior número de prefeitos entre os 184 municípios do Estado.


O Partido dos Trabalhadores ficou em segundo lugar, com 31 prefeitos eleitos no Ceará, seguido do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), com 27 e 21 prefeitos eleitos, respectivamente.

No Interior
Nas grandes cidades do Interior do Ceará, como Sobral, Juazeiro do Norte, Barbalha e Quixadá, a divisão dos partidos está balanceada. Em Sobral e Barbalha, o Partido dos Trabalhadores, com José Clodoveu "Veveu" de Arruda Coelho Neto e José "Zé" Leite Gonçalves Cruz, conquistou a prefeitura.
Dentre os 21 eleitos no Estado do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), o partido conquistou a prefeitura de Juazeiro do Norte no último dia 7 de outubro, com Raimundão. Em Quixadá, a prefeitura foi conquistada por João Hudson Rodrigues Bezerra, o João da Sapataria, do Partido Republicano Brasileiro (PRB).
 
No País
No Brasil, diferentemente do Ceará, o PMDB conquistou o maior número de prefeituras no primeiro turno das eleições deste ano, com 1.035 prefeitos eleitos no País. Apesar de terem ganhado em número de prefeituras, os peemedebistas foram superados em números de votos pelos candidatos do Partido dos Trabalhadores, que somaram 17.188.748 votos frente aos 16.665.662 conquistados pelos candidatos do PMDB. Em relação ao número de prefeituras no País, o PT ficou em terceiro, com 648 municípios.

Fonte: Diário do Nordeste