quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ROTATÓRIA: PARA OS QUE NÃO SABEM

Poucos motoristas e motociclistas tianguaenses não estão habituados com a rotatória, uma espécie de cruzamento de duas ou mais vias que serve ainda de retorno. Não estão habituados porque não sabem usá-la corretamente, como se deve, e apesar de serem poucos, eles representam risco.

O condutor que se aproxima de uma rotatória deve reduzir a velocidade e parar o veículo antes da faixa de retenção, à altura da placa "Pare". A preferência, em rotatória entre vias de mesma importância, é de quem está no circulo, contornando-o, e nunca do maior, mais rico ou que vem mais rápido. Também não é permitido parar dentro do círculo para dar preferência, pois essa atitude prejudica o sincronismo do tráfego. Claro que toda regra tem exceção: a aproximação de um veículo de emergência obriga a "pausa" de todos os automóveis, que modo que facilite sua passagem em alta velocidade.
Um exemplo de rotatória, em Brasília
Como se vê, rotatória é uma coisa muito simples, mas extremamente eficiente. Saber usá-la é de grande importância para a saúde do trânsito.

Nenhum comentário: