segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CERCA DE 16 MIL CEARENSES TERÃO CÂNCER EM 2012, DIZ INCA

Durante o ano, temos diversas datas para reforçar a prevenção e o combate ao câncer, considerado a segunda maior causa de mortes no mundo. O aumento de casos de alguns tipos de câncer no Ceará alerta para os novos desafios no enfrentamento à doença.

Informações do Instituto Nacional Câncer (Inca) indicam que 16 mil cearenses terão algum tipo de neoplasia em 2012. Cerca de 6 mil deles terão câncer de pele. "Mas como é um câncer um pouco mais fácil de identificar e com maior possibilidade de cura, não é o mais preocupante", pondera o coordenador Comitê Estadual do Controle do Câncer, Luiz Porto.

Entre as mulheres, o câncer de maior incidência será o de mama, com 1.660 casos, enquanto os homens serão mais acometidos por tumores na próstata, com previsão de 2.240 pessoas. Mas, segundo o coordenador, mudanças no perfil socioeconômico da população estão aumentando a incidência de câncer de estômago e cólon (intestino grosso).

Nesses dois tipos de neoplasia, o principal fator de risco é a má alimentação. Enquanto o câncer de estômago costuma ocorrer em pessoas que não têm geladeira em casa ou consomem alimentos mal conservados, a falta de fibras e o excesso de massas e frituras na dieta prejudicam o intestino grosso.

A boa notícia é que as neoplasias de colo de útero e pênis estão diminuindo entre os cearenses. O primeiro já chegou a ser a principal causa de morte por câncer entre mulheres, e o Ceará é o segundo Estado brasileiro em casos de câncer de pênis.

Para o coordenador, a mudança está associada à adoção de hábitos de higiene e à menor incidência do papiloma vírus humano (HPV), fatores de risco para tumores nessas áreas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: