sábado, 18 de fevereiro de 2012

FUNCEME PREVÊ MAIS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ

Com a chegada do fenômeno da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atua no Ceará geralmente entre os meses de fevereiro e maio, a Funceme estabelece o início da quadra invernosa no Estado. "Essas chuvas representam o início da estação chuvosa. Estamos entrando em uma fase mais favorável, onde as chuvas tendem a ocorrer com mais frequência", disse a meteorologista da Fundação, Priscila Lima.

A partir de agora, podem acontecer chuvas isoladas em todo o Estado. Em algumas regiões, a possibilidade de grandes precipitações é ainda maior. A previsão é de chuvas mais significativas em toda a faixa litorânea, região da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Jaguaribe e na região do Cariri. Até o momento, o volume de chuvas está abaixo da média registrada no ano passado. Mas, os dados não fogem à normalidade. Segundo a Funceme, a quantidade está dentro do que era esperado para o período.

Devido a um sistema denominado de oscilação 30-60, que estava desfavorável às chuvas no Nordeste, entre os meses de janeiro e início de fevereiro, as chuvas este ano demoraram mais a acontecer. Climatologicamente, a Funceme avalia que as chuvas devem ter uma certa continuidade. No entanto, o órgão não tem como precisar se elas vão permanecer até o próximo mês de maio, quando costumeiramente é finalizada a quadra invernosa. A recomendação é que os agricultores fiquem atentos ao segundo prognóstico que será divulgado para a quadra chuvosa de 2012.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: