sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

GOVERNADOR CID GOMES INAUGURA HOJE, 06/12, A POLICLÍNICA DE TIANGUÁ

A população de 299.447 dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará não precisará mais descer a Serra da Ibiapaba para ter acesso a médicos especialistas e a exames especializados. Nesta sexta-feira (06), às 19 horas, o governador Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguram em Tianguá a policlínica regional, na Rodovia CE 187, Centro. É a 15ª policlínica construída pelo Governo do Estado já entregue à população em diferentes regiões.

Médicos especialistas
Na nova unidade, a população dos oito municípios terá na própria região médicos especialistas em 13 áreas: clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos oito municípios que integram o consórcio público de saúde, modelo de gestão adotado em todas as policlínicas em que o governo do Estado e os municípios compartilham o custeio mensal da unidade.

Tomografia computadorizada
Além de consultas com especialistas, os pacientes fazem na policlínica regional exames complexos, que antes não eram realizados na rede pública da região, sem nenhum custo para a população. É o caso da tomografia computadorizada. Outros exames especializados que ajudam na definição do diagnóstico ofertados na policlínica são eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, audiometria.  

Em obras e equipamentos foram investidos R$ 12.970.258,96 na policlínica regional em Tianguá. Os recursos foram 100% do Governo do Estado como em todas as 22 policlínicas que fazem parte da nova rede de assistência à saúde do Ceará. Já foram entregues à população as policlínicas em Camocim, Tauá, Acaraú, Russas, Baturité, Icó, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Campos Sales e Caucaia. Há cinco unidades para serem inauguradas em Iguatu, Limoeiro do Norte, Barbalha, Crateús e Canindé. Estão em construção outras duas, em Maracanaú e Crato.

Rede de assistência
A nova rede de assistência à saúde que o governo do Estado está concluindo em todo o Ceará inclui também 19 Centros de Especialidades Odontológicas com 17 já inaugurados, inclusive em Ubajara, município da Região de Saúde de Tianguá. O CEO regional em Ubajara foi o primeiro inaugurado, realizando 69.747 de 2010 até setembro deste ano. A nova rede de assistência é formada ainda por hospitais regionais, com dois em funcionamento, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro em construção em Quixeramobim, o Hospital e Maternidade do Sertão Central. E mais: 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) para casos de urgência e emergência. Há 12 em funcionamento. Uma delas fica em São Benedito, município da Região de Tianguá, onde são atendidos também os moradores de Croatá, Carnaubal e Guaraciaba do Norte, com médicos especialistas em clínica geral e pediatria.
 
Fonte: site do Governo do Estado do Ceará