quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA PREMIAM 17 CEARENSES EM 2013


 
O Programa Nacional Olimpíadas de Química premiou, em Fortaleza, 1.780 estudantes de escolas públicas e particulares que se destacaram nas competições promovidas em todo o País, em quatro categorias: Norte/Nordeste; Júnior (para alunos do Ensino Fundamental); Modalidade A (para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio); e Modalidade B (para alunos do 3º ano do Ensino Médio).

Dentre os 35 jovens que levaram medalha de ouro, em todas as premiações, 17 são cearenses. A solenidade ocorreu na última sexta-feira (29), na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), com a presença de parte dos homenageados e dos reitores das universidades federais do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, e do Piauí, Prof. Arimatéia Lopes.


Olimpíadas de Química
Há 19 anos, as Olimpíadas de Química revelam talentos nessa área do conhecimento. Em 2013, cerca de 189 mil estudantes participaram das provas. Chegaram à premiação da última sexta-feira todos aqueles que se destacaram nos exames de suas escolas e, posteriormente, nas etapas estaduais e nacional. A partir de agora, os vencedores da Modalidade A participarão de uma nova fase na competição: um teste de conhecimentos de laboratório que ocorrerá em fevereiro de 2014. Os 15 mais bem colocados passarão por nova eliminatória, e os quatro últimos “sobreviventes” representarão o Brasil em olimpíadas internacionais – em julho, no Vietnam e, em outubro, no Uruguai.

Fonte: Tribuna do Ceará/com informações da UFC