sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TV VERDES MARES EM TIANGUÁ MOSTRA ARTISTAS DA MÚSICA

Na semana passada, a Tv Verdes Mares esteve com sua caravana em Tianguá e mostrou um pouco da nossa economia, nossa culinária e também da nossa cultura dando destaque a nossa Banda de Música do maestro Ângelo Portela que com certeza é um orgulho para nós tianguaenses. veja o texto da reportagem:
Em Tianguá há uma orquestra que é motivo de orgulho para os moradores. A orquestra Dr. Evaldo Portela mudou a vida de muitos jovens em Tianguá. Além da paixão pelos instrumentos, os alunos aprendem muitas lições.
Tianguá é a primeira cidade da serra da Ibiapaba, há 25 anos é também palco de um projeto que tem ajudado a mudar vidas. A Orquestra Dr. Evaldo Portela, no bairro Cruzeiro, periferia de Tianguá possui 50 integrantes, entre meninos e meninas de 8 a 13 anos, e tem a oportunidade de aprender música gratuitamente. mas antes de falar sobre o projeto, vale a pena conhecer a história do maestro Ângelo Moita.
Ele recebe a equipe em casa. entre fotos que marcam a trajetória musical, conta que trocou o diploma de engenheiro civil pela escola de música de Tianguá, que nasceu por acaso. Já são 25 anos onde só as notas musicais dão o compasso de tudo, mas nem sempre afinadas. O maestro confessa que passou por maus momentos para não deixar a orquestra acabar.
O maestro conta que teve que levar os meninos numa caçamba de lixo para fazer uma apresentação. Ele diz que lavou a caçamba, colocou os meninos nela e desembarcou na festa com mais de 15 mil pessoas. Atualmente, a realidade é bem diferente. A orquestra se apresenta em várias cidades e tem convite até para o exterior.
Eles fazem um show à parte. No repertório: músicas clássicas, bolero, forró… e ainda tem a coreografia.
Para fazer parte dessa turma, tem que ser aluno de escola pública e tirar boas notas, além é claro, de se dedicar à música.
Na banda vários instrumentos são tocados: flautas, clarinetes, sax, trompetes, trombones, baixo. e a percussão. O mais interessante é que os alunos aprendem todos os instrumentos e depois se revezam, e o resultado é uma bela harmonia que compõe uma orquestra.
Melodia que empolga e vai além, tanto que a integrante da orquestra Jéssica da Conceição Fernandes, 14 anos, já ensina o que aprendeu para os amigos da rua.
A música contagia esses meninos que antes tinham poucas perspectivas, e que agora tem disciplina, sonhos, ocupação.
fonte: Tv verdes mares

Nenhum comentário: