
O projeto será executado na Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) no município de Tianguá e, atualmente, encontra-se em fase de formalização legal da parceria. Enquanto o professor e os alunos aguardam da CAGECE a autorização do espaço físico e estrutural da Estação de Tratamento, para instalação e condução da pesquisa, as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas no laboratório de Química no campus avançado.
No laboratório, o grupo projetou uma bancada para avaliação de uniformidade de sistema de irrigação por gotejamento. No referido local, é possível fazer o teste do tempo e do grau de obstrução que o esgoto doméstico pode proporcionar no sistema de irrigação por gotejamento.
Conforme o professor Cley Anderson, esse trabalho de pesquisa aplicada desenvolvido em Tianguá é fundamental não somente na formação profissional dos alunos, como se apresenta como “mais uma alternativa sustentável, por meio do aproveitamento da água de esgoto doméstico que, quando tratado, passa a ser útil na produção do maracujazeiro amarelo”, ressaltou.
FONTE: IFCETIANGUA.COM