No Ceará, mais de 100 mil pessoas estão cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Os números são dos hemocentros dos municípios de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral; entretanto, muitas pessoas ainda aguardam na fila, esperando por um transplante.
No País inteiro, cerca de seis mil pessoas aguardam, segundo o chefe de transplante de medula óssea e Banco de Cordão Umbilical e Placenta do Hemoce, hematologista Fernando Barroso. “No Ceará, temos cerca de oito pessoas esperando pelo transplante de medula neste momento”, explicou.
Campanha de doação de órgãos
A Fundação Edson Queiroz realiza uma campanha de doação de órgãos há nove anos. O movimento de conscientização Doe de Coração instala comitês intra-hospitalares e capacitação de profissionais de saúde e investimento em equipamentos.
A iniciativa é permanente e neste mês de setembro a campanha utiliza meios de comunicação variados para sensibilizar o público em relação a doação de órgãos. O objetivo das ações é de aumentar o número de transplantes.
Fonte: Diário do Nordeste