terça-feira, 19 de novembro de 2013

ÍNDICE DE HOMICÍDIOS NO CEARÁ É TRÊS VEZES MAIOR ENTRE NEGROS, AFIRMA IPEA


A taxa de homicídio de negros no Ceará é três vezes superior à de não negros, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20). Segundo a pesquisa do instituto, a taxa de homicídio de negros no estado é de 30,3, enquanto a de outras etnias é de 10,7.

O dado significa que a morte violenta atinge 30 de cada 100 mil negros no Ceará; já a população não negra sofre 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas.
O estudo “Vidas Perdidas e Racismo no Brasil” calculou os impactos de mortes violentas (acidentes de trânsito, homicídio, suicídio) na expectativa de vida de negro e não negros, com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS) e no Censo Demográfico do IBGE de 2010.

O dado revela “disparidade econômica, demográfica e racismo, segundo os autores da pesquisa, Daniel Cerqueira, e de Rodrigo Leandro de Moura, da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV). De acordo com os autores, “o componente de racismo não pode ser rejeitado para explicar o diferencial de vitimização por homicídios entre homens negros e não negros no país”.

“Enquanto a simples contagem da taxa de mortos por ações violentas não leva em conta o momento em que se deu a vitimização, a perda de expectativa de vida é tanto maior quanto mais jovem for a vítima. Em segundo lugar, a expectativa de vida ao nascer é um dos principais indicadores associados ao desenvolvimento socioeconômico dos países”, explica o texto da pesquisa.

Fonte: G1 CE