segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER A INTERDIÇÃO DE PRÉDIOS DA UVA E DA URCA EM IGUATU

 
O Ministério Público do Ceará (MP-CE) solicitou à Justiça, por meio de uma Ação Civil Pública, que detemine a interdição de dois prédios onde funcionam duas universidades estaduais, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, bem como a paralisação de todas as atividades desenvolvidas nas edificações. Laudo do Corpo de Bombeiros apontou diversas irregularidades.
Segundo a avaliação do MP, as estruturas físicas da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Vale do Acaraú (UVA) oferecem perigo para estudantes, professores, funcionários e pessoas que circulam nos locais. "A intenção do MP não é prejudicar ninguém e sim, resgardar a vida e integridade física das pessoas. É uma medida drástica, mas imprescindível", afirma o promotor de Justiça de Iguatu, Aureliano Rebouças.
 
Na UVA, mais irregularidades. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a sede da Universidade também não oferece as mínimas condições de segurança para funcionar. "No local não tem extintores de incêndio, central de gás, sinalização de porta de fuga e nenhum sistema preventivo de incêndios. Se houver algum sinistro, a edificação não apresenta condições mínimas de dar segurança aos usuários. Em qualquer situação de pânico, as pessoas vão encontrar dificuldade para se evadir do local e também não terão condições de combater nada", avalia o major Hijair Araújo.
"Foi a partir desses relatórios do Corpo de Bombeiros que o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública solicitando a imediata paralisação das atividades das universidades, enquanto não forem regularizadas as situações de segurança conforme as exigências do Corpo de Bombeiros. Além disso, é necessária a aquisição e/ou instalação de todos os equipamentos, como extintores de incêndio, sinalização e saídas de emergência', diz o promotor de Justiça Aureliano Rebouças.
 
Fonte: G1 CE