quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O DRAMA DOS UNIVERSITÁRIOS TIANGUAENSES

SONO INTERROMPIDO
A educação no nosso país é um dos principais temas apresentados pelos candidatos à presidência da República e candidatos em geral nesse período eleitoral. O que poucos sabem é que muitos jovens e cidadãos que já ingressaram na Universidade ainda sofrem com as dificuldades encontradas para se locomover até a faculdade onde estudam. Na cidade de Tianguá, no interior do Ceará, dezenas de jovens, do turno matutino e noturno, sofrem com a escassez de transporte para ir à cidade de Sobral, principal referência no estado por sediar indústrias e universidades estaduais e federais, estudar e trabalhar. É cada vez mais crescente o número de jovens da Serra da Ibiapaba que são aprovados nos vestibulares da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Federal do Ceará (UFC) que têm seus campi na cidade pólo da região norte do estado. Os universitários de Tianguá sofrem por falta de transporte, pois o único ônibus que a prefeitura municipal cedeu tem vagas apenas para 54 estudantes, sendo que o número aproximado de universitários do turno matutino está entre 120 e 130 estudantes.

Detalhe: os jovens precisam acordar às 4 horas da manhã, enfrentar uma fila de aproximadamente cinqüenta metros e ainda participar de um sorteio para saber se vão sentados ou pelos corredores do ônibus. Não é estranho saber que alguns de nossos jovens já desistiram da Universidade por não terem condições de pagar a taxa de R$ 3,00 que é cobrada diariamente para o aluguel de uma topique.
No turno da tarde, a prefeitura cedeu dois ônibus para o transporte dos estudantes, que vão para Sobral totalmente lotados. Mesmo sabendo dessas situações enfrentadas pelos estudantes a prefeitura nada resolveu. Várias manifestações já foram feitas na Câmara Municipal, aconteceram muitas promessas de compra de ônibus para os estudantes universitários e até agora nada, e o número de aprovados só aumentam! Como afirmam alguns dos responsáveis pela organização dos jovens do turno da manhã, será inevitável o sorteio de alguns jovens para que possam ir à faculdade, pois a capacidade não comporta mais. Alguns ainda dizem que a prefeitura não tem obrigação nenhuma para transportar os universitários e que o que a prefeitura já faz é muito. Como nosso amigo Bóris Casoy, afirmo: “Isso é uma vergonha!”
No período eleitoral o que mais se ouve é que “os jovens são o futuro do nosso país”. De fato, o são, mas se os mesmos políticos que repetem essas frases ficarem apenas na utopia política da educação, nossos jovens acabarão por se tornar a destruição da nossa nação, juntamente com eles é claro.



TEXTO: José Orlando Lima de Souza, estudante do 2º período de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral – Ceará.


FONTE: texto tirado do "BLOG QUESTIONE TAMBÉM" http://questionetambem.blogspot.com

Nenhum comentário: