sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

APÓS CASO DE "RAIVA HUMANA", TÉCNICOS DA SEC. DE SAÚDE SÃO ENVIADOS A CIDADE DO IPÚ

Após a morte de um garoto, na semana passada vítima de "raiva humana"
Se encontram na Cidade de Ipu, desde o começo desta semana, nove pessoas que integram uma comissão de médicos, técnicos e agentes de mobilização, que estão na cidade realizando captura de saqui (Soim) e realizando palestras nas escolas de nosso município.

A comissão é formada pela médica veterinária Dra. Naylê Francelino Holanda Duarte, técnica do Controle de Raiva Humana do estado do Ceará e Leonila Fernandes Targino além da Equipe de Mobilização Social de Educação e Saúde representada pelos agentes: Ivan Luiz de Almeida e Patrícia Florêncio Silva e quatro agentes de carrocinha responsáveis pelas capturas dos animais; Paulo César de Araújo, Manoel Diniz de Araújo, Francisco Edilson Araújo e José Airton Araújo além do motorista Paulo Café.

Essa Comissão já realizou em nove (9) escolas da cidade palestra sobre a Raiva Humana durante os dois turnos, manhã e tarde, a meta é que onze (11) escolas das redes de ensino estadual e municipal recebam essa palestra, também foram realizadas palestras para médicos e enfermeiros e para os agentes de endemias os funcionários da FUNASA antiga SUCAM que auxiliam a comissão, por conhecerem bem as famílias do nosso município.
Durante esse trabalho já foram aprendidos sete (7) saquis, deste um (1) se encontrava em uma residência, quatro (4) semi residencial, são aqueles que têm apenas o hábito de se alimentar em residências e dois (2) selvagens, capturados através de armadilhas na mata.

Todos esses animais serão levados para realizarem exame para saber que se contraíram o vírus da raiva, se não seram entregues ao habitat e nos saquis que forem comprovadas a doença serão sacrificados pelo IBAMA.

Esses agente estão a serviço do COPRAM-NUVET da SESA - Secretaria de Saúde do Estado do Ceará com o apoio da Secretaria de Saúde do Município.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS.NET

Nenhum comentário: