quinta-feira, 26 de maio de 2011

POPULAÇÃO DE ARAPÁ RECLAMA DO SERVIÇO MÉDICO NO DISTRITO

TEXTO: Everton Nogueira de Souza.
Graduando em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, segundo o artigo 196 da Constituição Federal mas para a população do distrito de Arapá há mais de cinco anos não existe este direito.
Desde a saída do Ilmo. Dr. David, que domiciliou aqui há mais de cinco anos que não há um serviço de saúde básico na referida localidade. O serviço apenas é prestado por duas enfermeiras- Hortência Noélia e Valdene Cunha - que prestam serviço, preferencialmente, à gravidas, crianças e outros grupos de riscos e ministram remédio prescristos por médicos.
A população que necessita de um atendimento ambulatorial deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde e solicitar junto as enfermeiras uma referência interna para que possa ser marcada, para uma data imprevisível e distante, um exame ou uma consulta médica.
Sem ter o que fazer, uma pequena parte da população, que tem capital suficiente para o mesmo, é obrigada a dirigir-se ate as clínicas privadas e comprar os seus medicamentos. Salientamos que a população arapaense é pobre e vive apenas da agricultura familiar.
Como podem tais pessoas, vivendo em estado precário, terem capital para fazerem consultas médicas sempre que precisarem?

Cabe ao Governo Municipal de Tianguá, através da Secretaria de Saúde, na pessoa de D. Graça Rocha, responder a pergunta anterior e enviar a população serviço básico de saúde. As enfermeiras fazem seus trabalhos, mas a população não necessita apenas de administração de remédios, precisa de prescrição dos remédios.
TEXTO RETIRADO DO BLOG ARAPÁ ON LINE

Nenhum comentário: