quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

POLICIA FEDERAL CONFIRMA VAZAMENTO DE TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

A imagem teria chegado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, pouco mais de uma hora antes do início da prova
Foi confirmado nesta quinta-feira (18) o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) de 2015. A informação é do delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa. De acordo com ele, a foto com o tema recebida pelo estudante Jomásio Barros (17), que fez a denúncia, é verdadeira.
Até o momento, segundo o próprio delegado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, ainda não foi oficialmente comunicado sobre a constatação feita pelas investigações e só receberá o relatório do caso após a conclusão do inquérito.
"Estamos continuando as investigações. A dificuldade de investigar o Enem está justamente em você identificar de quem passou para quem. Ainda estamos tentando ouvir algumas pessoas. A dificuldade é identificar quem passou primeiro porque a circulação no WhatsApp é muito rápida.", afirmou Alexandre Uchôa.
A denúncia
As investigações da Polícia Federal do Piauí tiveram início no dia 13 de novembro após adenúncia do estudante Jomásio Barros, de 17 anos, que teria recebido uma imagem do caderno de questões mostrando o tema da redação, "Publicidade Infantil em questão no Brasil", por volta das 10h47 (11h47 no horário de Brasília) do dia 9 de novembro, antes do início da prova.
Mostrando indignação, o estudantes gravou um vídeo e o compartilhou na Internet, no qual afirma o recebimento da imagem pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.No dia da denúncia, o Inep declarou que não havia indício de vazamento, mas as investigações foram iniciadas.
Apesar da confirmação do vazamento, o delegado afirma que não existe relação entre o caso e as prisões por fraudes realizadas no Ceará e na Paraíba, que envolviam uma quadrilha que repassava o gabarito do Enem em troca de dinheiro.
Fonte: Diário do Nordeste