sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SEDE DAS FINAIS DA COPA TVM, TIANGUÁ TEM TANAJURA COMO IGUARIA E MASCOTE

Tanajura é mascote da equipe de Tianguá na Copa TV Verdes Mares (Foto: Arte/GloboEsporte.com)
Passar por Tianguá e não comer tanajura frita é possível. Visitar a cidade serrana, sede da fase final da II Copa TV Verdes Mares de Futsal, e não avistar alguma referência à formiga gigante é improvável. De tão famosa no período da chuva, a tanajura é apreciada na culinária dos habitantes e serve também como mascote do time da casa. Roberto Carlos da Silva, de 45 anos, acompanhou a entrada das dez equipes finalistas na abertura da competição e leva mais alegria aos jogos do Tianguá. 

- Ninguém tinha coragem de vestir a roupa de mascote, porque achava que era palhaçada, mas eu gosto de animação, gosto de sorrir e de alegrar a torcida. Como é tradição a tanajura na cidade, acho que faz bem - conta Roberto, mais conhecido como “Manguita”. 

A tanajura, hoje, é vendida por até R$ 70 o litro e pode ser encontrada em restaurantes e bares, como o “Bardega do Didi”, com a porção valendo R$ 15. Na época de chuva, elas saem dos formigueiros para acasalar, e os caçadores pegam apenas as fêmeas. Como ainda não teve início o período chuvoso, as tanajuras consumidas agora são ainda do ano passado ou do início de 2014. 
- É uma questão cultural da cidade, que vai passando de geração para geração. Após a segunda chuva, quando faz sol, elas (as tanajuras) sobem e são capturadas. Sempre que visitantes vêm a Tianguá, eles passam aqui procurando. Vêm matar a saudade – afirma Herbert Carvalho, de 29 anos, que administra há dois anos o “Bardega do Didi” (mistura de bar e bodega) que existe há cerca de 70 anos e já pertenceu ao avô e ao tio. 

Tanajura é iguaria em Tianguá (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

COPA E IGUARIA SÃO SUCESSOS 
O Bardega é decorado com máquinas de escrever, recortes de jornal, ferros de passar antigos, bebidas diversas, utensílios de barro. As mesas são feitas de roda de carro de boi e a pedida, além da tanajura frita, é o “Medicinal”, feito com cachaça, mel e limão. As portas do bar, localizado na esquina das ruas 12 de agosto e poeta Lauro Menezes, trazem homenagens a Bob Marley, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré e Che Guevara. 

- Quando vou fritar tanajura, as pessoas já sentem o cheiro e metem a cabeça pela porta. É um sucesso – conta Herbert. 

Desde domingo, Tianguá é sede da fase decisiva da II Copa TV Verdes Mares de Futsal. Neste sábado (20), a final será a partir das 8h30, com transmissão ao vivo da TV Verdes Mares, entre Horizonte e Tianguá. O administrador do “Bardega” reconhece a importância dos jogos realizados neste mês de dezembro, na cidade serrana. 

- Aqui não tinha muita tradição em futsal. Mas a atual gestão da Prefeitura gosta muito e deu apoio. O interior do Estado é tão carente de eventos assim. Está sendo muito bacana – concluiu.


Fonte: GloboEsporte