Para dar início começarei falando sobre cruzamento. Todo mundo sabe que quase sempre há uma via preferencial sobre outra e que é preciso respeitá-la sempre. Para ilustrar fiz um desenho simples no Paint e coloquei quatro direções (Norte, Sul, Leste e Oeste). Há duas ruas que se cruzam, sendo a vertical (no desenho) a prefencial.
Essa segunda figura mostra dois percursos. O azul é o primeiro e o incorreto, porém mais utilizado em Tianguá. O condutor vem na horizontal e, sem parar para averiguar o tráfego, entra na vertical pela "beirada" rumo ao norte. Sem olhar pelo retrovisor, invade a via preferencial e ganha velocidade sem preocupar-se com algum veículo que venha por trás. O percurso correto é o amarelo: nele o condutor sai da zona leste e pára no cruzamento; depois de verificar, entra na nova via e ganha velocidade olhando pelo retrovisor. Essa é a forma que previne acidentes.
Outro caso comum, porém mais perigoso. O percurso incorreto é o azul. Ele sai da zona leste pela contramão e, sem parar, vai na direção sul, ainda na contramão. É perigoso porque que está indo em direção ao norte pode chocar-se com aquele que fez este percurso. Muitos acidentes já ocorreram por causa dessa forma de contornar esquinas. O correto é permanecer na faixa e parar na faixa de retenção, ver se está tudo ok e continuar o trajeto de forma a ficar o mínimo possível na contramão da outra via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário