domingo, 10 de outubro de 2010

TACHÕES INCOMODAM MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS


Aqueles motoristas e motociclistas que passam o dia rodando já não suportam os tachões, também conhecidos como tartarugas (o que é incorreto, pois este nome especifica o modelo esférico). Estão por toda parte e até em lugares que jamais poderiam estar.

Parece que o governo do Ceará comprou um caminhão cheio de deles e quer distribuí-los da forma que bem entender, mesmo que seja preciso driblar o Código de Trânsito Brasileiro. A Lei indica seu uso para canalização de tráfego, ou seja, na borda do trajeto dos veículos. Jamais no caminho deles.

Entretanto, não é isso que se vê. Os tachões são pregados em ruas, avenidas e até rodovias (o que é proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito na resolução nº 336 de 24 de novembro de 2009) simplesmente para obstruir e prejudicar a fluidez do tráfego. A rua 12 de Agosto, uma das mais íngremes de Tianguá, possui tachões na altura da rua Assembleia de Deus. Quem vem subindo no maior sufoco precisa interromper a marcha para passar pelos retângulos amarelinhos.

Os veículos mais atingidos são as motonetas (como a Crypton da foto) e os caminhões, que podem ter as molas quebradas pelo forte impacto. Picapes como Hilux e D20 podem passar com maior velocidade, fato que assusta muita gente, incluindo o autor, que estava viajando com uma pequena Crypton e foi "empurrado" por uma S10 e um motorista do IBGE, que foi atingido por uma Hilux.
 
Já não basta a pesada carga tributária, ainda temos que arcar com os prejuízos causados por "dispositivos de segurança" instalados por quem pouco entende sobre trânsito, que precisa de educação e não de obstáculos.

Nenhum comentário: