domingo, 19 de dezembro de 2010

RESTOS DE ANIMAIS SÃO DESPEJADOS NA RUA EM SÃO BENEDITO

No município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a população precisa conviver com restos de animais, carnes estragadas, ossos, tudo jogado praticamente no meio da rua. O material é despejado pelo matadouro público da cidade, à céu aberto. Os moradores da região, reclamam do mau cheiro e dos riscos à saúde.

Criado há 23 anos, o matadouro de São Benedito se transformou num sério problema de saúde pública para quem mora próximo ao prédio. Aqui chegam a ser abatidos, em média, 500 animais por mês, e o que não é aproveitado, se mistura ao lixo e entulho espalhados ao redor do local. Além de toda a carcaça dos animais que é desprezada e jogada atrás do matadouro, o sangue segue por uma vala a céu aberto, indo cair diretamente no rio Arabê. Este rio, antes, servia à comunidade e segundo moradores, desde que o matadouro chegou, o rio está completamente poluído.
"Antes era muito bom, as crianças tomavam banho, lavávamos roupa, mas depois que chegou esse matadouro aí, não tem mais como não", diz a dona de casa Márcia Araújo.
O veterinário responsável pelo matadouro reconhece o problema e garante que a sujeira não interfere na saúde da carne comercializada na cidade. Ele afirma ainda que em breve o matadouro vai mudar de endereço. " a proposta é se tirar esse abatedouro até o final de 2011, isto já tá sendo providenciado, já tá sendo anotado verba pra isso", afirma Porfírio Magalhães.

Fonte: jangadeiro online

Nenhum comentário: