segunda-feira, 30 de setembro de 2013

É HORA DE COMEÇAR A PENSAR NOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA PARA 2014

 
Uma corrida à presidência foi iniciada de forma tímida e alguns possíveis candidatos já começaram suas campanhas. Junto a eles, nós eleitores precisamos iniciar o processo de análise e reflexão para escolhermos o melhor presidente nas eleições de 2014. Precisamos ficar atentos às propostas para votar de forma consciente.

O voto democrático e secreto é resultado de uma das maiores lutas do povo brasileiro. Foi uma conquista difícil que abriu o país para a participação política de todos. Hoje qualquer pessoa capaz maior de 16 anos tem o direito – e o dever após os 18 anos de idade – de colaborar na transformação. Voto é algo extremamente valioso e jamais pode ser vendido ou dado em troca de nada.

Estar antenado às entrevistas e debates que envolvam candidatos é extremamente importante para conhecer as propostas de cada um. O horário político obrigatório será mais do mesmo: criticas o governo atual e mil promessas aos pobres. Sabemos bem que o Brasil precisa de muito mais que programas assistencialistas e de críticas ao governo. O país precisa de uma pessoa que tenha coragem de combater os principais problemas nacionais que atrasam o país e revoltam a população.

O país precisa de um líder que dê dignidade aos pobre assistidos por programas sociais (para tirá-los desses programas), que invista na qualidade da educação, que acabe de vez com os males que prejudicam a economia, como a infraestrutura defasada, que traga transporte público decente, que combata a violência e as drogas, enfim, que nos dê mais qualidade de vida. O Brasil necessita de grandes mudanças.

Mas o maior desafio para o eleito ou a eleita em 2014 será combater a corrupção. A corrupção custa quase 70 bilhões ao ano, um dinheiro que poderia ser investido em coisas necessárias como hospitais que funcionam e universidades que realmente educam. E a corrupção não existe só em Brasília; qualquer cidade brasileira está à mercê dos aproveitadores que roubam nosso dinheiro.

Votar certo é cobrar uma qualidade de vida à altura da quantidade de impostos que pagamos. Sim, pagamos muito – mais de UM TRILHÃO por ano segundo o Impostômetro. Portanto, diante de tantos problemas, não é cedo para começar a analisar os candidatos a presidência. Saiba que você também tem responsabilidade pelo futuro do país.




Artigo de Diego Menezes