domingo, 16 de março de 2014

ATÉ AGORA, CHUVAS NO CEARÁ ESTÃO 36,5% DA MÉDIA DE MARÇO

O mês é de São José, mas na parcial das duas primeiras semanas de março choveu 75,3 milímetros (mm) no Ceará até ontem, 36,5% da média - que é de 206,2 mm - para o mês inteiro. Na comparação com março de 2013, quando foram registrados 78,7 mm ao longo dos 30 dias, a situação se apresenta “um pouco melhor”, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
“As condições estão um pouco melhores, mas também irregulares”, explica a meteorologista Cláudia Rickes. “Em 2013, o oceano Pacífico estava neutro e o Atlântico com o dipolo positivo, que é desfavorável para as chuvas”.
Quando as configurações das águas dos oceanos estão neutras, significa que vai ter irregularidade no período chuvoso, tanto temporal quanto espacial, que é a situação deste ano. “Tem dia em que chove muito em um município e no vizinho não chove”, exemplifica.
A meteorologista relembra que, de acordo com o prognóstico divulgado pela Funceme em fevereiro de como se comportaria a previsão para março, abril e maio, as chuvas tendem a ficar tanto dentro como abaixo da média na mesma probabilidade de 40%. “Mas estamos apenas na primeira quinzena do primeiro mês”, ressalta Cláudia.
Fonte: O Povo