segunda-feira, 20 de outubro de 2014

COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO MAIS LONGO, COM 126 DIAS

 
Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar o relógio em uma hora foto: RENATO ARAÚJO
O horário de verão começou à zero hora deste domingo, apenas para os brasileiros dos 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adiantaram os relógios em uma hora. Pela lei, o horário adiantado deve terminar no terceiro domingo de fevereiro de 2015. Mas, como no próximo ano a data vai coincidir com o Carnaval, terá vigência de mais uma semana, até a meia-noite de 21 de fevereiro
Essa é a 39ª vez que o Brasil adota o horário de verão, que tem o objetivo de melhorar o aproveitamento da luz solar e aliviar as linhas de transmissão e distribuição de energia no período de pico de consumo, das 18 às 21 horas. Mesmo com mais dias de vigência, serão 126 desta vez, acima da média de 122, a edição deste ano do horário de verão representará uma economia menor, por conta da falta de chuvas. O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, afirmou que a redução do uso de usinas termelétricas com a medida deve representar uma economia de R$ 278 milhões desta vez.
No horário de verão passado, o Governo calculou uma economia de R$ 405 milhões com redução da compra de energia de térmicas. A questão é que, com os reservatórios das hidrelétricas em baixa, mais térmicas tiveram de ser acionadas neste ano. Essa é uma fonte mais cara e poluente de energia.
No Brasil, o Governo estima diminuição de 4,5% na demanda de energia no horário, ou seja, 2.596 MW. Segundo Grüdtner, a redução no consumo de energia no período vai poupar 0,4% do armazenamento das hidrelétricas no Sudeste, que passam por uma forte crise de abastecimento.
Fonte: O Povo