quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ALUNOS DO IFCE DE TIANGUÁ FALTARÃO ÀS AULAS POR UMA SEMANA EM PROTESTO POR MELHORIAS NO ENSINO

Curso Técnico de Agricultura sem estrutura:
“Não queremos só diploma, queremos ser profissionais qualificados”

A turma do segundo período do Curso Técnico Subsequente em Agricultura do (IFCE) Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia, campus Tianguá, encontra-se em paralização das aulas no período de 07 a 11 de novembro de 2011, em protesto a falta de estrutura necessária para o funcionamento do curso.
Os signatários deste manifesto vêm a público exigir melhores condições de oferta ao curso que desde sua criação, há quase um ano, tem vivido sérios problemas com a falta de condições adequadas ao desenvolvimento das aulas práticas, bem como a carência de materiais e recursos mínimos, como´enxadas, carrinhos de mão, teodolito, GPS que esse curso exige e, mais ainda, com a crônica falta de professores para as disciplinas específicas.

O Campus Avançado de Tianguá tem por objetivo disponibilizar educação profissional e tecnológica de qualidade, além de desenvolver pesquisas e projetos de extensão, direcionados à comunidade da região da Serra da Ibiapaba. Fazendo parte do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Ceará, complementa a oferta de cursos do campus de Acaraú. Os cursos da entidade, definidos após audiências públicas na localidade, têm o objetivo de levar o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais.”Pelo menos assim está escrito na página de apresentação do site do IFCE em Tianguá (http://www.ifcetiangua.com/p/quem-somos.html)
"Porem,até o momento o descaso com o curso é notável, não entramos no Instituto de favor. Participamos de um processo seletivo, temos e exigimos nossos direitos" comenta um dos alunos.
Os Alunos exigem:

• Biblioteca com acervo especifico e atualizado
• Laboratório de desenho e topografia
• Laboratório de informática com softwares direcionados a area agricola
• Laboratório de mecanização agrícola
• Unidade de cultivo hidropônico
• Viveiro e produção de mudas
• Aquisição de laboratório de estudos de atividade hidroponica e/ou estufa de estudo e cultivo de frutas e/ou hortaliças.
• Minicursos de extenção e aprendizados específicos.

Relataram ainda os alunos do curso:
"Estamos cansados das conversas de gabinete e das promessas vazias que apenas têm empurrado nossos problemas para soluções de longo prazo e visivelmente marcadas pelo esquecimento e pelo jogo do “faz de conta”.
As explicações para tais ausências são as mais variadas, porém, todas inaceitáveis, principalmente, tendo em vista que todas as disciplinas constavam das listas de oferta para o curso desde o inicio, e os alunos que fizeram matrículas nas mesmas têm direito adquirido e não podem ser penalizados pelos equívocos ou inabilidades dos gestores para solucionar problemas que dizem respeito às suas funções administrativas."

Em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade para todos!
Pelo respeito aos alunos, professores e técnicos-administrativos do IFCE!
Pelas amplas liberdades democráticas!
Por mais verbas para a educação!
Em defesa da autonomia dos cursos!


Alunos do Curso Tec. Subsequente em Agricultura do Campus Avançado em Tianguá do Instituto Federal do Ceará- IFCE.

Nenhum comentário: