sábado, 14 de janeiro de 2012

EXAME DA OAB: MÉDIA CEARENSE É MAIOR QUE A NACIONAL

O índice de aprovação dos cearenses no V Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi de 26,49%, ou seja, 730 dos 2.755 bacharéis em Direito passaram na prova.

A média do Ceará superou, mais uma vez, a do Brasil, que foi de 24,05%, com 26.010 aprovados de um total de 108.335 inscritos. O resultado foi divulgado ontem pela OAB. As provas objetivas e subjetivas foram realizadas no ano passado, nos dias 30 de outubro e 4 de dezembro, respectivamente.

A participação do Estado no total de aprovados no País também foi maior que a da quantidade de inscritos. Enquanto 2,5% de todos os bacharéis inscritos no V Exame Unificado eram cearenses, 2,8% de todos os brasileiros que passaram na prova são do Ceará.

Para o presidente a OAB-CE, Valdetário Monteiro, o resultado demonstra uma melhoria na qualidade do ensino jurídico no Estado. "É motivo de alegria ver o Ceará, terra de grandes juristas como Clóvis Beviláqua e Paulo Bonavides, se destacando nacionalmente", ressalta.

Valdetário explica que, diferentemente de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, no Ceará, o número de novas faculdades de Direito não cresceu tanto. "Aqui, temos em torno de 20 cursos de Direito, enquanto nesses outros Estados têm mais de 100", informa Valdetário, destacando que a existência de muitas faculdades geralmente dimunui a qualidade do ensino. "Além de destacar na prova da OAB, os candidatos cearenses vêm sendo aprovados em importantes concursos nacionais", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: