domingo, 17 de junho de 2012

CEARÁ TEM A 6ª PIOR ESTIAGEM DESDE 1950

Um estudo realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) revelou que a seca que atinge o Ceará em 2012 é a sexta pior já registrada. De acordo com os pesquisadores, a estação chuvosa, que vai de fevereiro a maio, ficou, neste ano, 50,7% abaixo da média histórica, iniciada em 1950, com apenas 299,2 milímetros quando o esperado eram pelo menos 606,4 mm. No último mês de maio choveu 81,5% a menos do que a expectativa pluviométrica.

Os meteorologistas alertam ainda que a previsão é de que a seca piore nos próximos meses e que as pancadas de chuva que atingem a região litorânea no Ceará não servem de alento. "A média climatológica de Junho é muito baixa, 25 milímetros em torno disso para o mês todo, por isso as chuvas que ocorrem agora já não tem um impacto significativo", afirma a meteorologista Meiry Sakamoto, da Funceme.

No final do mês passado o governo do estado já havia decretado situação de emergência em 168 dos 184 municípios do Ceará por conta da estiagem. As regiões mais atingidas são o Sertão Central, dos Inhamuns e a região do Jaguaribe. O prejuízo causado pela seca nas lavouras de todo estado chega a R$ 1 bilhão, segundo o governo do estado.

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) revelou que em 39 municípios cearenses as perdas na safra deste ano foram superiores a 90%. Mas a situação é pior em municípios como São João do Jaguaribe e Solonópole, onde as perdas foram de 100%.
Fonte: Jornal do Brasil