quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APAGÃO NO NORDESTE FOI CAUSADO POR QUEIMADAS NO PIAUÍ, DIZ MINISTRO

  O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou na noite desta quarta-feira, que uma queimada em uma fazenda na região chamada Canto do Buriti, no Piauí, derrubou todo o sistema de transmissão de energia do Nordeste no início da tarde desta quarta. Segundo Lobão, que saiu da reunião de diretoria da Petrobras no Centro do Rio e foi à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), também no centro, uma queimada atingiu uma linha de transmissão que passa pela fazenda Santa Clara, no Piauí, e por volta das 14h58m, retirou do sistema cerca de 10.900 megawatts (MW) de energia. O ministro explicou ainda que a carga chegou a ser recomposta de imediato, mas uma nova incidência fez com que se perdesse toda carga do sistema do Nordeste.
Edison Lobão explicou que 40 minutos após o acidente já tinha o reinício da ligação da energia em todas as capitais. Por volta das 19 horas, segundo o ministro, apenas algumas cidades do interior ainda estavam sem energia.
— Queimada provoca esse tipo de desligamento e lamentavelmente acontece. Isso já aconteceu outras vezes no Brasil e no mundo inteiro — afirmou o ministro.
FONTE:  O GLOBO