sábado, 24 de agosto de 2013

PRIMEIRO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DENTRO DE PRESÍDIO É INAUGURADO NA PARAÍBA

Pela primeira vez no Brasil detentos terão acesso a educação de nível superior dentro de uma Penitenciária. O campus universitário em questão está localizado na Penitenciária Regional Raymundo Asfora, conhecida como Serrotão, em Campina Grande, na Paraíba.

O campus da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) do Serrotão foi inaugurado na última terça-feira (20). A universidade possui 8 salas de aula e um auditório, que será utilizado para palestras, cursos e atividades culturais para os presos.

Os cursos de ensino superior irão começar em março, de acordo com o calendário da UEPB e os internos terão que se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na universidade.
De acordo com um levantamento realizado pela Universidade,apenas 13 presos possuem ensino médio e estão aptos para realizar a prova do Enem. Mas, estão abertas turmas de exames supletivos para os reeducandos se preparem para o vestibular.

A capacidade do Serrotão são de 500 vagas, mas atualmente, o presidiário está superlotado com 800 internos. A instituição também vai oferecer aulas de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante.
Rangel Júnior, reitor da UEPB, afirmou que os cursos superiores não serão abertos apenas para os internos, mas existirão cursos específicos para agentes penitenciários e funcionários da Penitenciária.

Presidiárias também poderão frequentar a Universidade
As detentas do Presídio Feminino de Campina Grande, que faz parte do complexo Penintenciário do Serrotão, também poderão utilizar o local.
Para facilitar os estudos de internas que são mães foi construído um berçário onde elas poderão deixar os filhos para assistirem as aulas.
O espaço também possui biblioteca, sala de informática, brinquedoteca e um ateliê, que será usado na produção de bonecas de pano.

Fonte: Diário do Nordeste