domingo, 20 de novembro de 2011

CEARÁ VAI EXPORTAR MORANGO PARA EUROPA

A Serra da Ibiapaba está sendo destaque nacional na produção de morango. A ideia agora é expandir para fora.

São Benedito. Setenta mil pés de morango produzindo o ano inteiro. É com este número que o morango do Ceará, cultivado em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, ganha o Brasil e vai para o Mundo. Há dois anos começou a produção, que agora começa a ser comercializa para mais Estados brasileiros e chegará, até 2014, ao exterior. O morango cearense, até então apreciado somente no Estado e no Piauí, ganha o Brasil indo para Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. A ideia é que chegue aos Estados Unidos e Europa até 2014.

Para que isso aconteça há cobrança dos produtores. Eles querem a ampliação da Central de Abastecimentos S.A (Ceasa) de Tianguá, a construção do Porto Seco de Sobral e a conclusão do aeroporto internacional de Jericoacoara, em Cruz. Com isso, a produção de morango cearense (hoje perto de 90 mil quilos ano) será melhor distribuída e chegará ao mercado externo, via Porto do Pecém e, também, aeroporto de Jeri.

O morango de São Benedito é classificado como um dos melhores do Brasil, não deixando a desejar quanto aos produzidos no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Hoje, a plantação conta com o apoio do Instituto Agropolos do Ceará. O morango cearense em tamanho, cor e sabor é até melhor que o produzido no Sul-Sudeste brasileiro, segundo os produtores locais. Com isso, é ideia deles é incluir o morango na pauta de exportação de frutas do Ceará dentro de três anos (2014). Este morango será um dos atrativos culinários cearenses para a Copa do Mundo Fifa 2014, em Fortaleza.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: