quinta-feira, 29 de março de 2012

COM CHUVAS, SETE AÇUDES TRANSBORDAM NO CEARÁ

Com as chuvas que vêm ocorrendo em parte do interior do Ceará, já é sete o número de açudes que transbordaram este ano em todo o Estado. Os dois últimos a atingir a capacidade máxima ficam nos municípios do Cedro, a 408 km de Fortaleza, e em Icó, a 358 km da capital cearense.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude Ubaldinho, no Cedro, transbordou ainda na terça-feira (27). Já o açude Tatajuba, com capacidade de 2,72 milhões de metros cúbicos, ultrapassou o limite na manhã desta quarta-feira (29).

No Ceará, também já transbordaram os açudes Muquiém, em Cariús; Valério, em Altaneira; Rosário, em Lavras da Mangabeira; Junco, no município de Granjeiro; e Tijuquinha, no Maciço de Baturité. A Cogerh também informou que o açude Trussu, em Iguatu, está com 94,36% da capacidade.

Ao todo, são 138 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). No momento, a capacidade total de armazenamento nos açudes cearenses chega a 69,93%, somando mais de 12 bilhões de metros cúbicos.

Fonte: NE10.uol

Nenhum comentário: