segunda-feira, 5 de março de 2012

DIAS NUBLADOS TAMBÉM OFERECEM RISCOS DE CÂNCER

Muitas pessoas, sobretudo aqueles que adoram "pegar um bronze", já devem ter ouvido a informação de que a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o de pele. Mas, o que pouca gente sabe é que os dias nublados também apresentam grande quantidade de raios ultravioleta.

O Ceará atravessa, mais uma vez, a chamada quadra invernosa e, neste mês de março, é justamente quando a população do Estado convive mais intensamente com dias nublados. Em compensação, é também quando acontece o pico de maior incidência dos raios ultravioleta sobre o solo cearense. O sol, apontado como mais ameno durante o período, acaba escondendo os riscos maiores para a pele das pessoas de todas as idades.

Ontem, domingo, dia de movimentação intensa de pessoas nas praias da Capital para o banho de mar e a procura "daquela" pele bronzeada, em grande parte da manhã e da tarde o tempo permaneceu nublado. Contudo, nos horários próximos ao meio-dia o Índice Ultravioleta (IUV), elaborado pela Organização Mundial de Saúde, ficou entre 11 e 14, considerado um nível extremo, o que exige máxima proteção da pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sugere para horários de índice de UVV elevado que se evite o sol das 10h às 16h, uma permanência maior na sombra, hidratação constante e o uso de roupas leves, boné ou chapéu e protetor solar.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: