sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DENGUE: SERRA DA IBIAPABA SEMPRE ALERTA

Nossa região comemora inicio de quadra chuvosa, pois o clima serrano aos poucos toma conta do ambiente. Mas como nem tudo é flores, se faz necessário ficar em alerta dobrada, é isso mesmo o velho assunto inevitável de esquecer.

Chuva fraca no inicio do dia e solzinho mais tarde, infelizmente vale acenar o sinal de alerta aos habitantes. Olho nos depósitos de água seja você mesmo o fiscal do seu território, pois o mosquito não está de brincadeira e voltando a ativa cada vez mais poderoso e quanto mais poderoso ele ficar, mais complicado fica de tratar a doença.

Hoje em nosso território o tipo que tem se mostrado é o Dengue tipo 4 tornando se assim um risco maior pra quem já desenvolveu o outro tipo da Dengue, correndo assim o risco de pular algumas etapas e ir direto á Dengue hemorrágica. 

Sabemos que a Dengue é uma das poucas doenças que não existe vacina preventiva e isso é mais um motivo para nos sentirmos responsáveis a preveni-la e evita-la, outro fator que a diferencia de outras doenças é a forma rápida em que ela age no organismo das pessoas podendo leva-la a óbito em poucos dias ou em questão de horas caso venha a desenvolver se logo na forma hemorrágica.

Outro fato é o da resistência do mosquito em seus criadouros, pois seu ovo tem a capacidade de se manter lá dentro de um recipiente vazio por 365 dias mesmo sem contato com a água e se desenvolver de imediato logo que mantiver contato com a água. Então? Já pensou que perigo?
Por essa razão é precisamos nos unir pra prevenir esses possíveis focos e fiscalizar o espaço em que vivemos ou que trabalhamos o dia inteiro.
Não é brincadeira Dengue MATA, e nós não vamos perder nossa vida pra um mosquitinho, vamos?

Você precisa saber que: Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos.
 
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Por:  AparecidaUrias/ Portal Vamos Pensar Verde/ 
*Com Informações de www.dengue.org.br