sexta-feira, 12 de abril de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE

Saiba o que é realmente verdade e o que é crendice popular a respeito do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

 

Mito: só as fêmeas do Aedes aegypti picam.
Resposta: Verdadeiro. As fêmeas precisam de sangue para fazer eclodir os ovos, motivo pelo qual nos picam.
Mito: pessoas com sangue doce atraem mais os mosquitos.
Resposta: Falso. Os mosquitos são mais atraídos por certas pessoas, mas não pelo sabor do sangue. Eles escolhem as vítimas com base no cheiro da pele, transpiração e emissão de gás carbônico.
Mito: luz elétrica atrai os mosquitos.
Resposta: Falso. Os mosquitos não têm receptores para luz. Existem possíveis explicações para eles se aproximarem da luz: podem ser atraídos pelo calor das lâmpadas ou por outros insetos que sejam sensíveis à luz.
Mito: ultrassons afastam os mosquitos.
Resposta: Falso. Os ultrassons têm efeito sobre pequenos roedores, mas não contra mosquitos, pois eles não têm aparelho auditivo.
Mito: o mosquito não chega até andares altos.
Resposta: Falso. Eventualmente, andares mais baixos podem ter mais criadouros em função da facilidade de acesso pelos mosquitos. Mas ele pode se espalhar pelas escadas e pelo elevador.
Mito: o uso do fumacê é suficiente para evitar a dengue.
Reposta: Falso. Ele tem a função de diminuir a população de mosquitos adultos no ambiente e deve ser utilizado em caso de surto ou epidemia. O uso indiscriminado pode trazer prejuízos ao meio ambientes e às pessoas.
Mito: não existe transmissão da dengue fora dos períodos de chuva.
Resposta: Falso. Sem dúvida, a dengue é mais frequente no verão, entretanto, mas o Brasil tem condições climáticas e ambientes favoráveis à proliferação do mosquito o ano todo.
Mito: o Aedes aegypti só pica nas pernas.
Resposta: O mosquito prefere a região das pernas, mas se elas estiverem cobertas ele vai picar o braço ou qualquer outra área exposta do corpo.
Mito: quem toma vitamina B não é picado.
Resposta: O método não é eficaz. A ingestão de vitamina B pode fazer com que a pessoa elimine moléculas que evitam um pouco a picada, mas não afasta totalmente o mosquito.

Fonte: proteste.org.br