quinta-feira, 4 de abril de 2013

VOLUME DE ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DO CEARÁ CAI 36% EM UM ANO

Em 97 anos de vida, não foram poucas as vezes em que Rita Rodrigues assistiu ao chão da cidade de Caridade, a 100 quilômetros de Fortaleza, ficar tão seco. “Mas já faz muito tempo que não tinha uma seca dessa, minha filha, com tanta pouca água”, recorda-se a senhora, da porta de casa, no distrito de Campos Belos.

A curandeira tem razão. Segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), no dia 3 de abril de 2012, o volume acumulado de água nas bacias do Ceará era de 12,67 bilhões de m³. Um ano depois, esse número chegou a 8,03 bilhões de m³.

Isso representa uma diminuição de 4,64 bilhões de m³ de água nas bacias - queda de 36%. De acordo com a Cogerh, a capacidade de armazenamento total do Estado é de cerca de 18 bilhões de m³. A assessoria de imprens
a da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que, nos 150 municípios que a empresa atende, a média mensal de consumo é de 18,4 milhões de m³ por mês.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) diz que a média de volume de chuva no primeiro trimestre é de 432 milímetros. Nos três primeiros meses de 2013, as precipitações alcançaram somente 180 mm.
 
Fonte: O Povo