quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AGRICULTORES CULTIVAM ALIMENTOS ORGÂNICOS NA IBIAPABA

Mais de 100 agricultores espalhados pelos nove municípios da Serra da Ibiapaba, interior do Ceará, trocaram as plantações controladas com o uso de agrotóxicos pela agricultura orgânica. E os resultados, segundo os produtores, são “impressionantes”. “No início nem eu mesmo acreditava, quando eu vi os primeiros tomates e repolhos foi demais para mim”, diz João Costa, agricultor de São Benedito.

Mas, de acordo com Costa, para trocar a cultura das plantações, os produtores tiveram de passar por um processo de capacitação. Para começar, a terra tem de estar há pelo menos cinco anos sem o uso de agrotóxicos. Segundos os produtores, os adubos têm como base restos de madeira, palha e bagaço da cana-de-açúcar, tudo enriquecido com fosfato para nutrir solo e plantas. Já o controle de pragas é realizado somente com produtos naturais.
Apesar de levar mais tempo para produzir, os agricultores não se queixam. “Aqui o preço é garantido, está tudo muito melhor”, afirma Francisco dos Santos que passou de empregado a sócio por saber como trabalhar com alimentos orgânicos. Atualmente, mais de 30 variedades de frutas e legumes orgânicos são plantadas na Serra da Ibiapaba e o interesse entre os agricultores aumenta a cada dia.
FONTE: G1.COM.BR

Nenhum comentário: