segunda-feira, 21 de maio de 2012

CEARÁ CONTABILIZA 11,5 MIL CASOS DE DENGUE

Um dia depois da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, declarar epidemia de dengue na cidade, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem, revelou que o Ceará já registra 11.592 casos da doença até o momento. Deste total, 95% diz respeito à incidência do tipo quatro. Ao todo, são 25.935 notificações.

Comparando-se os dados atuais com os revelados na semana do dia 11, que contabilizou 9.795 casos de dengue, há um aumento de 1.797 confirmações de pessoas acometidas pela patologia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Somente na Capital, confirmando os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram contabilizadas 7.681 ocorrências, estando a maioria delas, 1.713, concentrada na Secretaria Executiva Regional (SER) VI.

Conforme o levantamento, além de Fortaleza, Crato, Canindé, Icó e Juazeiro do Norte são os outros municípios cearenses que apresentam um número alto de casos de dengue confirmados, respectivamente, com 840, 283, 256 e 819.

Com relação aos óbitos, o Estado já soma 13 pessoas vítimas de dengue, destas, quatro confirmadas e três a classificar o tipo da doença na Capital; três confirmadas e três aguardando classificação no Interior.

Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, explica que este crescimento no número de casos da doença divulgado no boletim está diretamente ligado à situação delicada enfrentada por Fortaleza e à presença do tipo quatro, novo vírus circulante na cidade. "A população ainda está suscetível a este vírus, por isso, o crescimento de contaminação. Contudo, a gravidade deste e dos demais tipos é a mesma".
Fonte: Diário do Nordeste