quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NÚMERO DE DETENTOS QUE FARÃO ENEM CRESCE 70% EM 2013

570 internos de 50 unidades prisionais do Ceará participarão do Exame Nacional do Ensino Médio Prisional (Enem Prisional) nos dias 3 e 4 de dezembro. O número mostra um crescimento de quase 70% em relação à quantidade de candidatos inscritos em 2012, quando 337 internos de 32 unidades realizaram o exame. O Enem Prisional é contemplado pela Lei nº 12.433, que abate 1 dia de pena dos detentos a cada 12 horas de aula comprovadas.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) informa que as questões da prova não são as mesmas que foram aplicadas no Enem realizado no último fim de semana do mês de outubro e que os candidatos detentos disputam a vaga na ampla concorrência do exame. O modelo da prova e as disciplinas abordadas, entretanto, são iguais aos da prova do Enem convencional. Caso sejam aprovados no exame, será necessária autorização judicial para que os detentos possam cursar a faculdade.
Aulões ajudarão preparação dos detentos para a prova
De 4 a 15 de novembro, 7 unidades prisionais de grande porte e duas cadeias públicas promoverão aulões preparatórios, para melhorar o desempenho dos detentos nas provas. Serão ministradas aulas de assuntos relativos às ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática e redação.
Número de presos estudando no Ceará chega próximo dos 2.500
No Ceará, 2497 detentos estudam em 62 estabelecimentos prisionais, Deste número, 160 presos estão estudando dentro do Projovem Prisional, em duas unidades, e 11 presas cursam superior em Filosofia no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa.
Fonte: Diário do Nordeste