sábado, 18 de fevereiro de 2012

CIDADE DE TIANGUÁ SOLICITA AMPLIAÇÃO DA CEASA

fotos da internet

A prefeita desta cidade, na Zona Norte do Ceará, Natália Felix Frota cobra mais uma vez melhoramentos para a Central de Abastecimento S.A (Ceasa). Natália reivindica a ampliação do órgão e que ele seja dotado de equipamentos suficientes para atender a demanda da Região. "Precisamos de uma Ceasa grande e equipada para desaguar nossa produção", apela a prefeita.

Com 30 anos de existência a Ceasa de Tianguá tem promessa do Governo do Estado de ampliação há três anos. "Mas após trinta anos ela continua no mesmo jeito que foi construída. Não houve nenhuma evolução no sentido da construção do aumento da capacidade de atendimento aos usuários", constata o chefe de gabinete da prefeita Natália Frota, Luiz Menezes.

Menezes afirma que os mais prejudicados com a "timidez" da Ceasa de Tianguá são os usuários. "Os usuários começaram a construir seus galpões fora do espaço da Ceasa, causando uma grande dificuldade de ordenamento", reclama.
"Já fizemos contato com o governador Cid Gomes, que nos levou ao então ministro da Agricultura, Wagner Rossi, junto com o senador Eunício Oliveira, com o deputado federal Anibal Gomes e com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Dali fomos para uma reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evandevaldo Moreira dos Santos. Isso estava bem adiantado, mas houve aquela história da saída do o ministro Wagner Rossi e zerou tudo com o atual ministro Mendes Ribeiro Filho", relata Menezes.

Cidade do Alimento

A prefeita Natália Frota destaca que o que dependia da Prefeitura para a Ceasa crescer já foi feito. "A nossa parte nós cumprimos. Conseguimos com um empresário a doação de uma área de vinte hectares para montar ali um verdadeiro Porto Seco, onde se possa criar uma Cidade do Alimento, cujo objetivo é exportar a produção para as regiões Norte e Nordeste do Brasil", aposta a prefeita.

Luiz Menezes observa que a nova Ceasa de Tianguá está dependência apenas da verba do Governo do Estado através do Ministério da Agricultura.

"O governador já se pronunciou na imprensa com relação ao Porto Seco. Seria então uma grande oportunidade de montarmos na Região da Ibiapaba esse empreendimento que poderia ajudar a desenvolver essa Região que de uma certa forma é atrofiada a nível de investimentos", disse Luiz Menezes.

O presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira, afirma que a expansão da Unidade de Tianguá é uma das suas prioridades e que isso deve acontecer ainda neste ano. Em 2010, a Ceasa de Tianguá movimentou 75,1 mil toneladas de produtos gerando R$ 56,3 milhões. Em 2011 o aumento da circulação de mercadorias ficou em 20%.

Fonte: Diário do Nordeste/Regional

Nenhum comentário: