segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

14.934 VIDAS FORAM PERDIDAS PARA O TRÂNSITO NO CEARÁ ENTRE 2002 E 2010

O número de mortes em acidentes de trânsito só cresce a cada ano. Estatísticas apontam que, entre 2002 e 2010, 14.934 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito somente no Ceará, conforme o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Além do dano físico, que em alguns casos é irreparável, o reflexo aparece no sistema de saúde e na Previdência Social, gerando prejuízos aos cofres públicos. Com o objetivo de chamar a atenção da população para essa dura realidade foi realizado, sábado, no Centro Dragão do Mar, ato em memória às vítimas.

Cruzes representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal simbolizaram as 40.610 vidas perdidas para o trânsito em todo o Brasil em 2010. Maxuel Ribeiro, presidente do Instituto de Defesa da Cidadania (Ibradec) explica que o intuito é sensibilizar a população para a problemática das mortes no trânsito. "Os acidentes ocupam a 10ª posição no ranking de mortes no Brasil", ressalta. Informa ainda que em torno de R$ 28 bilhões são gastos por ano com as vítimas de acidentes de trânsito.
 
O evento contou com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), SAMU, 192, Polícia Rodoviária Estadual, Cruz Vermelha e da Federação de Moto Clubes e Moto Grupos do Ceará. Para encerrar o ato, uma celebração ecumênica foi realizada no Aterro da Praia de Iracema.

Fonte: Diário do Nordeste