sábado, 22 de dezembro de 2012

CEARÁ, FORTALEZA E ICASA ESTÃO ENTRE OS 50 MELHORES NO NOVO RANKING DA CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira (21), o novo Ranking Nacional de Clubes, que aparece com novidades nos critérios usados nos últimos anos. Agora, apenas resultados dos últimos cinco anos são considerados. Assim, o Ceará Sporting Club aparece como o cearense melhor listado no ranking da CBF. O Vozão está na 21ª colocação com 8.088 pontos.

O Fortaleza Esporte Clube aparece na 32ª colocação com 4.442 pontos, dez posições acima do outro clube cearense listado entre os 50 primeiros, o Icasa com 3.348. A tendência é que para 2013 o Icasa suba consideravelmente na tabela. O recente acesso do clube de Juazeiro para a segunda divisão nacional gerou pontos importantes para o rankeamento.
O bom desempenho do Ceará na Copa do Brasil de 2011, quando chegou à semi final da competição, asseguraram pontos suficientes para ficar à frente de equipes como Náutico (PE) e Portuguesa (SP), ambos na primeira divisão.
A lista divulgada inclui 229 clubes, o Horizonte aparece na posição de número 61, Guarany de Sobral na 67, Guarani de Juazeiro 167 e o Ferroviário na 201.
No antigo critério usado pela CBF, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. Com a nova fórmula de soma de pontos as recentes conquistas têm maior peso. O mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).

Disputa Nacional
O atual campeão brasileiro, Fluminense, lidera o ranking com 16.208 pontos, seguido de Corinthias com 15.624 e Vasco com 15.030. O clube de maior torcida no país, Flamengo, aparece apenas na 7ª colocação com 14.352, poucos pontos acima do recém rebaixado Palmeiras.

Fonte: Diário do Nordeste