terça-feira, 8 de abril de 2014

POR MÊS, 45 MULHERES SÃO VÍTIMAS DE ESTUPRO NO CEARÁ

Entre janeiro e fevereiro deste ano, 66 mulheres foram vítimas de estupro no Ceará. Em 2013, foram 536 casos, o que corresponde a mais de 10 registros por semana. Os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) expõem uma situação de violência contra o sexo feminino muitas vezes tolerada pela sociedade. Para especialistas, a causa está na cultura machista e na falta de políticas públicas de proteção à mulher.
Na última quarta-feira (2), uma dona de casa de 30 anos, grávida, deu entrada no Hospital da Mulher após ser violentada pelo marido. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará, Magnólia Barbosa, a vítima tinha uma medida de proteção que impedia o agressor de se aproximar dela, mas isso não impediu que o homem destelhasse a casa dela e a agredisse. Bastante ferida e com cerca de seis meses de gravidez, a mulher corre o risco de perder a criança.
Infelizmente, o caso desta jovem mãe será mais um nas estatísticas de estupros do Estado. Somente em fevereiro, houve 38 registros, número 22,2% maior que o do mesmo período de 2013, quando houve 31. Entretanto, no comparativo de janeiro, os casos caíram 62%, com 28 casos catalogados em 2014 contra 45 no ano passado. As ocorrências de março ainda não foram divulgadas pela SSPDS. Nos outros meses de 2013, os registros não variaram muito, o que indica uma constância nos crimes denunciados.
Fonte: Diário do Nordeste