terça-feira, 3 de junho de 2014

CRISE ENERGÉTICA: GANA AMEAÇA PROTESTOS CASO NÃO ASSISTA À COPA


Gana viveu em sua história inúmeros conflitos étnicos que abalaram o país. A seleção nacional de futebol é um grande orgulho da população e motiva a união política nacional. A Copa do Mundo, assim como já foi no Brasil, é um dos eventos mais esperados pela sociedade. Foto: Divulgação
Já virou mania nas redes sociais. Cidadãos brasileiros que não concordam com a realização da Copa do Mundo 2014 repetem como um mantra a frase ‘não vai ter Copa’. A realização da 20ª edição do evento, que reúne países de todos os continentes em torno do futebol desde 1930, é recebida como uma ameaça por alguns brasileiros, críticos à organização da competição pelo Brasil.
Enquanto isso, em Gana, um dos países que terá seleção atuando em Fortaleza, a crise energética que afeta a nação pode levar a uma série de conflitos, caso o problema não seja solucionado antes do início do Mundial. Segundo o jornal ‘GhanaWeb’, na avaliação de especialista em Segurança, a incapacidade do governo em gerir a crise energética, a manutenção de racionamentos e desligamentos programados podem gerar‘consequências inimagináveis’ à segurança nacional se não forem solucionados nos próximos 10 dias.
“Especialistas em segurança alertam perigos que poderiam florescer em ações de massa contra o governo com consequências inimagináveis. Com apenas 10 dias para o início da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os fãs de futebol de Gana estão alertando a Companhia de Eletricidade do Gana (ECG), como uma questão de necessidade, fornecer-lhes força elétrica regular e adequada para que possam assistir aos jogos. Eles ameaçaram um confronto com funcionários de ECG se continuar com o exercício de racionamento de energia em curso durante 12 de junho a 13 de julho”, diz a publicação.
A seleção de Gana, que é uma das mais fortes do continente africano e fez boa campanha na última Copa do Mundo, em 2010, enfrenta a Alemanha, no dia 21 de junho, na capital cearense.
Fonte: Diário do Nordeste