quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CHUVA DE METEOROS CAUSADA PELO COMETA HALLEY PODE SER VISTA ATÉ QUINTA-FEIRA

Uma Chuva de Meteoros ocorre quando o planeta Terra passa por um nuvem de detritos espaciais deixados para trás após uma passagem de um cometa ou até mesmo de um asteróide (FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET)
O cometa Halley passa pelo céu de 75 em 75 anos. Duas vezes ao ano, nos meses de maio e outubro, porém, a Terra atravessa regiões do espaço com os detritos que se desprenderam do núcleo do cometa. Quem ficar atento às estrelas durante a noite e madrugada desta terça (21) até quinta-feira (23) terá a chance de ver até 20 meteoros por hora riscando o céu. Esse fenômeno é conhecido como Orionídeas, que começou por volta do dia 9 e deve seguir até 29 de outubro. Ao olho nu, a impressão é de uma quantidade grande de estrelas cadentes na mesma noite.
Na noite desta segunda, cearenses puderam presenciar o fenômeno. A queda dos corpos celestes em municípios como Fortaleza, Santa Quitéria, Aracoiaba, Iguatu, Canindé, Aratuba, Viçosa. Esse fenômeno é conhecido como Orionídeas, que começou por volta do dia 9 e deve seguir até 29 de outubro.
Quem tem a curiosidade de observar a chuva de meteoros, deve olhar na direção leste, e de um local mais afastado das luzes.
Fonte: Tribuna do Ceará