terça-feira, 5 de março de 2013

LIVRO: "VIÇOSA DO CEARÁ: POLÍTICA E PODER" SERÁ LANÇADO HOJE EM FORTALEZA


A história e o patrimônio de Viçosa do Ceará é tema do livro Lançamento do livro "Viçosa do Ceará: Política e Poder". de Eônio Fontenele,  que será lançado hoje, na Assembleia Legislativa FOTO: ALEX COSTA O título lembra um desses seriados de TV sobre bastidores de monarquias ou governos, com suas tramas de disputas e conspirações. Mas, ao contrário, "Viçosa do Ceará: política e poder" passa ao largo da ficção. Em quase 300 páginas, o autor Eônio Fontenele resgata aspectos e fatos fundamentais da história de sua cidade natal, com ênfase na esfera do poder público - desde o período colonial até as eleições municipais de 2012.
Fontenele realiza um extenso trabalho de levantamento de informações sobre as figuras políticas de cada período abordado. "É um livro no qual venho trabalhando há muito tempo, mesmo antes de me formar historiador. É um trabalho que foi fazendo parte da minha vida, porque nasci e vivi até determinada idade em Viçosa, um verdadeiro museu a céu aberto", recorda Fontenele.

"Ao longo do tempo fui aprofundando as pesquisas em jornais antigos, depoimentos de pessoas e outras fontes históricas", complementa.

Eônio Fontenele nasceu em Viçosa em fevereiro de 1976. Mudou-se para Fortaleza aos 14 anos, para dar continuidade aos estudos. Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará e com pós-graduação em marketing político, atualmente é aluno de Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Nas eleições de 1996 e 2000 conquistou mandatos de vereador em Viçosa.
FONTE: CADERNO 3 DO DIÁRIO DO NORDESTE