terça-feira, 26 de março de 2013

PESQUISA REVELA O PERFIL DOS HOMOSSEXUAIS NO BRASIL

Alguns temas ainda são polêmicos, mas muita gente já tem opinião formada sobre eles, como a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e o casamento gay.

O Ibope perguntou sobre esses temas para 2.363 internautas quase metade aprova o casamento gay (47%) e mais da metade acredita que casais de homossexuais podem adotar crianças (57%).
Quando questionados sobre a orientação sexual, 83% disseram ser heterossexuais, 7% homossexuais, 5% bissexuais e 5% prefiram não responder.

“Os homens também afirmam mais facilmente que são homossexuais ou bissexuais. Entre jovens, quanto mais novo, mais facilmente assume sua orientação sexual”, explica Laure Castelnau, diretora de marketing/Ibope.

Entre os que assumiram a homossexualidade, 15% têm até 29 anos, 10% têm de 30 a 49 anos e 5% têm mais de 50.
A concentração por regiões do país é parecida no sul (10%), sudeste (13%), centro-oeste (14%), nordeste (13%) e bem menor no norte (2%).
É mais ou menos linear exceto na região norte. A mesma coisa acontece nas classes sociais, a gente tem ai um numero que varia de 10% a 14%, um pouquinho mais concentrado na classe B, onde 14% se dizem homossexuais.

35% dos internautas que responderam ao questionário disseram que têm pelo menos uma pessoa gay na família.

Segundo esses pesquisadores, o número pode ser maior porque muita gente ainda não se assume. O principal motivo é o medo da rejeição: 31% não assumem o casamento gay perante a família e 33% não assumem em relação aos colegas de trabalho.

Fonte: Jornal Hoje